Gustavo Sampaio
Jornal da Cidade
O Botafogo teve uma noite de gala e alcançou sua versão mais agressiva no segundo tempo do jogo da noite da última quarta-feira no Nilton Santos para construir uma goleada histórica, por 5 a 0, sobre o Peñarol, na ida da semifinal da Libertadores. Resultado que além de deixar o Glorioso muito perto de uma vaga na decisão do torneio, coloca também a equipe da estrela solitária como um dos favoritos ao título. Destaque para a grande atuação de Luiz Henrique, que conseguiu desarmar a retranca uruguaia, e Savarino, autor de dois gols.
O Peñarol começou a partida sendo um pouco mais perigoso, apostando em bolas aéreas e lances em profundidade, que fizeram a defesa do Botafogo trabalhar. Aos poucos, empurrado pela torcida, o time da casa passou a controlar a posse de bola, enquanto os uruguaios recuaram e abdicaram de atacar. O cenário, porém, não se traduziu em domínio do Alvinegro no primeiro tempo. A equipe de Artur Jorge tentava trocar passes na frente da área do Peñarol, buscava espaços mas tinha muita dificuldade de se infiltrar. Outra obstáculo alvinegro foi na parte psicológica. Os carboneros cavaram muitas faltas, provocaram e tentaram ganhar tempo nas bolas paradas. Apenas nos minutos finais, os Botafogo conseguiu aumentar a intensidade e velocidade no ataque e chegou com perigo com chutes de média distância. Destaque para finalização de Luiz Henrique que exigiu boa defesa de Aguerre.
O Alvinegro voltou ao segundo tempo impondo um ritmo intenso desde o início. Passes rápidos e muita movimentação para fugir do jogo físico uruguaio. Logo no primeiro minuto, Savarino recebeu na entrada da área e soltou uma bomba, que obrigou Aguerre a fazer grande defesa. Aos cinco, o gol saiu. Luiz Henrique conseguiu ótimo passe para o venezuelano bater na saída do goleiro. O gol desestabilizou o time visitante, que passou a dar muitos espaços na frente de sua área. Instantes depois, após escanteio, Igor Jesus passou para Barboza amplicar. E o Botafogo não deixava o Peñarol respirar. Na sequência, Luiz Henrique começou mais uma jogada e passou para Vitinho, que deu assistência para mais um gol de Savarino. O técnico Diego Aguirre fez algumas mudanças em sua equipe e tentou fazer com que seus jogadores segurassem mais a bola. Mas o posicionamento mais avançado foi ingrediente ideal para o Alvinegro ampliar o placar. Aos 27, foi a vez de Luiz Henrique aproveitar sobra de Igor Jesus e encobrir Aguerre. Seis minutos depois, Igor Jesus deixou o seu, após o goleiro rebater finalização de Almada. Na reta final, Léo Fernández assustou em cobrança de falta, que fez John se atrapalhar. Sem mais sustos, o Botafogo deixou o campo com um recital de futebol que encaminhou um lugar na grande decisão da Libertadores.
O jogo da volta contra o Peñarol está marcado para a próxima quarta, dia 30, às 21h30, no Campeón del Siglo. O Botafogo poderá perder por até quatro gols de diferença e, ainda assim, assegurar a vaga.
No sábado, será a vez de o Botafogo defender a liderança no Brasileiro, diante do Bragantino, às 19h, no Nabi Abi Chedid.
Compartilhe:
Alta Floresta
nublado
21
°
C
21
°
21
°
98 %
0.7kmh
100 %
seg
25
°
ter
26
°
qua
25
°
qui
29
°
sex
23
°