22.1 C
Alta Floresta
domingo, 23 março, 2025

Alta Floresta irá montar laboratório para análise da qualidade da água

Compartilhe:

Ilson Machado
Jornal Mato Grosso do Norte
Devido Mato Grosso ser um Estado tropical semiúmido as altas temperaturas registradas no verão podem chegar a 40ºc. A recomendação e que se tome bastante água para manter a hidratação.
Mas existe um porém: para ser consumida sem apresentar riscos à saúde, a água deve passar por um sistema rigoroso de tratamento, garantindo, assim, que chegue com qualidade até a casa do consumidor.
“Pensando exatamente nesta questão, a Vigilância Sanitária de Alta Floresta resolveu dar andamento em um projeto denominado “Vigia Água”.
“Todo o processo administrativo está sendo agilizado. O objetivo é realizar em Alta Floresta, a análise da água tratada, que é oferecida aos consumidores pela empresa Águas Alta Floresta. Este trabalho que hoje é realizado pelo Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT)”, disse o diretor de saúde pública e coordenador de Vigilância Sanitária, Alex Leandro Scheig.
O diretor frisa que os equipamentos já foram adquiridos e o local para funcionamento do laboratório será onde funcionava o posto de saúde em anexo ao terminal rodoviário. O Vigia Água vai realizar diariamente o monitoramento da qualidade da água, que é distribuída em Alta Floresta.
Este monitoramento vai ser feito em pontos estratégicos da Rede de Distribuição. Tudo de acordo com a Norma de Qualidade da Água para Consumo Humano anexa à Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde.
Edilaine Maria, responsável técnica do laboratório, esteve recentemente em Cuiabá fazendo uma capacitação no Lacen. Ela ressalta que o trabalho de análise da água não será restrito somente a Alta Floresta, mas ofertado também a outros municípios circunvizinhos que desejarem adquirir o serviço, evitando gastos maiores com o direcionamento do produto para Cuiabá.
“A água coletada para análise é do hidrômetro para trás. E não a água que já está no cano ou na caixa d’água do consumidor. A finalidade do trabalho é observar a qualidade da água que a empresa concessionária oferece para o consumo. Lembrando que todo o manuseio, o translado do produto e os exames de análises, vão ser feitos por profissionais capacitados”, Informa Edilaine Maria.
A responsável técnica pelo laboratório do Vigia Água, ainda lembrou que os trabalhos devem começar nos próximos meses e contará com o apoio da população, para as informações sobre pontos da rede de distribuição de água que apresentarem problemas. E finalizou dizendo que a maior importância do projeto Vigia Água e garantir mais saúde a população alta-florestense.

Alta Floresta
nublado
22.1 ° C
22.1 °
22.1 °
99 %
0.7kmh
100 %
dom
29 °
seg
29 °
ter
30 °
qua
27 °
qui
24 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

Uma janela para a vida Algumas Pérolas

Queridos leitores, hoje aqui da Janela estamos compartilhando algumas pérolas que colhemos no caminho; com certeza elas trarão...

FIQUE ATENTO: Polícia Civil alerta a população para o golpe da falsa central bancária

Karina Cabral Polícia Civil - MT Com o avanço da tecnologia, é cada vez maior o número de golpes que...