terça-feira, 9 junho, 2026
25.2 C
Alta Floresta

APÓS FIM DO FETHAB DIESEL: Governador de Mato Grosso garante repasse aos municípios

Compartilhe:

Amanda Monteiro | Secom-MT
O governador Otaviano Pivetta assinou, nesta sexta-feira (22.5), decreto que garante a compensação aos municípios mato-grossenses pelas perdas decorrentes do fim do Fethab Diesel. O primeiro repasse, referente ao 1º quadrimestre de 2026, será de R$ 36 milhões.
Os recursos serão destinados às prefeituras para a manutenção de estradas estaduais e municipais não asfaltadas, além da construção e recuperação de pontes e bueiros.
O governador reforçou que a medida assegura a continuidade dos investimentos em infraestrutura e evita prejuízos à população.
“O Estado tem responsabilidade com os municípios e principalmente com as pessoas que vivem neles. Nós sabemos a importância dessas estradas para o transporte escolar, para o atendimento da saúde, para o escoamento da produção e para a vida de quem mora no interior. Esse recurso é uma compensação para que as prefeituras continuem fazendo esse trabalho. Nós acreditamos no fortalecimento dos municípios, porque é lá que as pessoas vivem e é lá que os problemas precisam ser resolvidos”, afirmou Otaviano Pivetta.
Os pagamentos serão realizados em três etapas ao longo do ano, nos meses de maio, setembro e dezembro.
De acordo com o decreto, os valores das demais parcelas serão apurados quadrimestralmente pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), conforme a arrecadação de cada período e os critérios estabelecidos na norma.
O texto também estabelece que nenhum município receberá menos de R$ 100 mil por quadrimestre. O valor mínimo anterior era de R$ 25 mil.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Hemerson Máximo, destacou a parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras.
“Esse é um trabalho construído em conjunto entre o Governo do Estado e os municípios. Quem ganha com isso é a população, principalmente quem mora nas regiões mais distantes e depende das estradas todos os dias. Esse recurso ajuda diretamente os prefeitos a manterem as estradas em boas condições, garantindo transporte escolar, acesso da saúde, escoamento da produção e mais qualidade de vida para a população”, disse.
Já o prefeito de Rondolândia (1.064 km de Cuiabá), José Guedes, afirmou que os recursos fortalecem especialmente os municípios com maiores dificuldades de acesso.
“Esse recurso é muito importante porque ajuda diretamente na manutenção das estradas. Com ele, conseguimos comprar combustível, peças para máquinas e melhorar as condições das vias. Isso faz diferença no transporte escolar, no transporte da saúde e para os produtores rurais. Rondolândia é um município distante e com muitos desafios de logística, e o Governo do Estado tem sido parceiro dos municípios”, declarou.
Os recursos serão transferidos diretamente do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) para os Fundos Municipais de Transporte, sem necessidade de convênio.
Conforme o decreto, o dinheiro deverá ser utilizado exclusivamente em ações de infraestrutura, como manutenção de rodovias estaduais e municipais não asfaltadas, recuperação de pontes e bueiros e aquisição de equipamentos utilizados nas obras.
O ato também contou com a presença dos prefeitos de Alta Floresta, Chico Gamba, e de Alto Paraguai, Adair José.

Alta Floresta
nuvens quebradas
25.2 ° C
25.2 °
25.2 °
64 %
0.8kmh
76 %
qua
31 °
qui
26 °
sex
32 °
sáb
31 °
dom
25 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

BAIRRO CIDADE BELA: Jovem é preso acusado de tráfico e receptação em AF

Por Arão Leite Alta Floresta – A Polícia Militar no final de semana foi procurada e informada do sumiço...

‘DENÚNCIAS SEMPRE VÃO EXISTIR’: Avallone diz que em ano eleitoral ‘tudo vira uma porcaria’

Laisa Stofel Gazeta Digital O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) reafirmou a decisão de seu partido de apoiar a gestão...

CARRO BATE EM MOTO: Pai morre e filho fica em estado grave após acidente na MT-208

Por Arão Leite Alta Floresta – Uma tragédia registrada na Rodovia MT-208, cerca de 80 quilômetros do núcleo urbano...

NOITE DE DOMINGO: Choque frontal mata dois motoristas e deixa mulher e filho internados

Por Arão Leite Alta Floresta – Motorista de um Gran Siena, Anderson Lage, garimpeiro de 41 anos, morreu ao...