24 C
Alta Floresta
terça-feira, 18 março, 2025

EXPORTAÇÕES: Novas habilitações de frigoríficos para China tiveram participação do Governo de MT

Compartilhe:

Débora Siqueira
Sedec-MT
Seis frigoríficos de Mato Grosso foram habilitados pelo Governo da China para exportar carne bovina para o país asiático. Com as novas habilitações, já são 14 frigoríficos no Estado com autorização para a transação comercial.
O comunicado sobre a habilitação dos frigoríficos foi enviado ao governo brasileiro nessa terça-feira (12.03). Ao todo foram concedidas 38 habilitações, incluindo abatedouros de bovinos, frangos e suínos.
Em Mato Grosso, as plantas com autorização de venda para o mercado chinês estão localizadas em Várzea Grande, Colíder, Diamantino, Confresa, Alta Floresta e Pontes e Lacerda.
Conforme o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o Governo do Estado teve participação ativa nas tratativas que resultaram na habilitação das novas plantas frigoríficas.
“Na última viagem do governador Mauro Mendes à China, na CIIE, a maior feira de comércio da Ásia, levamos vários empresários do setor da indústria frigorífica e lá tivemos a oportunidade de apresentar essa empresa de Várzea Grande, que agora foi habilitada pelo governo chinês. É um trabalho importante que o Governo do Estado faz e vai continuar fazendo, não só pela Sedec mas também por meio do Instituto Mato-grossense da Carne, trabalhando Governo e iniciativa privada juntos para promover a carne mato-grossense, que tem a melhor qualidade do Brasil e uma das melhores do mundo”, observou.
César Miranda afirmou que a habilitação das plantas mato-grossenses é um reconhecimento à indústria frigorífica e à classe produtora do Estado e destacou que, além de carne de qualidade, Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país, agora livre de febre aftosa sem vacinação.
“Com o maior número de cabeças de gado do país e essa qualidade de carne, Mato Grosso tem conquistado novos mercados e ampliado as exportações para países parceiros, como a China, que é a maior compradora de produtos agrícolas produzidos no Estado”, ressaltou.
Atualmente, Mato Grosso tem 54 plantas frigoríficas no Estado, entre carne bovina, suína e aves. Deste total, 32 exportam proteína animal para 83 países.
De acordo com o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Sílvio Rangel, a lista com habilitação de novos 38 frigoríficos do país é a maior liberada para exportação pelo governo chinês.
“É um mercado interessante para Mato Grosso e para a indústria frigorífica, que passa a ter um mercado aberto na China. O país tem um consumo muito grande de carne. A produção de proteína animal tem crescido bastante, principalmente de bovinos. Então, a abetura desses novos mercados é importante para trabalharmos a exportação”, avaliou.
Conforme o Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso (DataHub MT), em 2023 Mato Grosso exportou 244,3 mil toneladas de carne bovina para a China, e gerou faturamento R$ 1,1 bilhão. Segundo o coordenador do DataHub, Vinicius Hideki, “com a adição de seis novos frigoríficos habilitados para exportação, há uma tendência de aumento no volume de carne embarcada e, consequentemente, um aumento na receita da indústria mato-grossense”.

Alta Floresta
chuva fraca
24 ° C
24 °
24 °
93 %
1.2kmh
93 %
qua
31 °
qui
29 °
sex
30 °
sáb
28 °
dom
23 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

Prefeito Chico Gamba Faz Duras Críticas à Concessão da MT-208 e Cobra Respeito à Alta Floresta

Assessoria Em carta aberta, o prefeito de Alta Floresta denuncia falhas graves no contrato de concessão, exige ações imediatas...

SOLENIDADE: Polícia Militar torna 30 alunos do 22º CFO em aspirantes oficiais

Wellyngton Souza | PMMT A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na manhã desta segunda-feira (17.3), formatura alusiva ao...

Secma realiza palestra sobre Meio Ambiente na Paróquia Bom Pastor, referente à Campanha da Fraternidade 2025

Fábio Bonadeu Diretoria de Comunicação A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou uma palestra para...

CARGO DE R$ 32 MIL: Ex-delegado tenta suspender sindicâncias que determinaram sua demissão na Polícia Civil

Allan Mesquita Gazeta Digital Ex-candidato a prefeito de Brasnorte pelo Partido Liberal (PL), Eric Fantin, entrou com uma ação para...