domingo, 28 junho, 2026
34.8 C
Alta Floresta

MT assina carta contra o desmatamento no dia em que diretor do Inpe é exonerado

Compartilhe:

Jacques Gosch
RD News
Os governadores dos Estados que compõem a Amazônia Legal, incluindo o governador de Mato Grosso Mauro Mendes (DEM), assinaram, nesta sexta (02), a Carta de Palmas, um documento que apresenta para a sociedade o planejamento estratégico do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.
O documento representa o estudo feito pelos técnicos de todos os Estados envolvidos, com foco em transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.
O planejamento, de 11 anos, foi aprovado pelos governadores e traz também os quatro eixos principais que serão trabalhados em conjunto pelos gestores a curto, médio e longo prazo. Além da aprovação do planejamento estratégico, os governadores também defenderam o fortalecimento do Fundo Amazônia como forma de acelerar o desenvolvimento da Amazônia Legal, transformando-a em uma região competitiva, integrada e sustentável.
O fundo tem como finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento. Os governadores ainda abordaram a questão do desmatamento ilegal e ratificaram o compromisso institucional de buscar mecanismos reais que garantam o desenvolvimento sustentável da região.
O combate ao desmatamento ilegal entrou na agenda dos governadores da Amazônia Legal no mesmo dia que Ricardo Galvão foi exonerado do cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O motivo da exoneração foram os alertas de desmatamento com aumentos de 88% em junho e 212% em julho, contestados publicamente pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PSL).
Bolsonaro acusou o Inpe de mentir. Segundo o presidente, o instituto está “a serviço de ONGs estrangeiras” para desgastar a imagens do Brasil perante a comunidade internacional.
Eixos do planejamento
O primeiro eixo visa trabalhar a economia verde, com foco no fortalecimento das cadeias produtivas regionais e no turismo, voltado para a inserção econômica definitiva da Amazônia nos mercados nacionais e internacionais. Já no segundo eixo, será trabalhada a interação regional, com sistemas de infraestrutura e logística de transporte nos diversos modais.
No terceiro eixo, o objetivo é desenvolver estratégias para a modernização e melhoria de eficiência da gestão dos processos ambientais adequados à implantação de obras e atividades públicas e privadas. O quatro e último eixo é referente à melhoria dos serviços públicos, com destaque para saúde, educação e segurança pública.
Participaram da reunião, além do governador Mauro Mendes, os governadores do Amapá, Waldes Goes (PDT); do Amazonas, Wilson Miranda Lima (PSC); do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); de Rondônia Marcos Rocha (PSL); do Pará, Helder Barbalho (PSL); de Roraíma, Antônio Denarium (PSL); do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM); e o vice-governador do Acre, Major Rocha (PSDB) (Com Assessoria).

Alta Floresta
nuvens dispersas
34.8 ° C
34.8 °
34.8 °
30 %
2kmh
30 %
dom
34 °
seg
36 °
ter
37 °
qua
37 °
qui
37 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

Repercussão Nacional – II

  Ao ser questionado sobre as informações de que a cúpula nacional do Republicanos teria condicionado o apoio à...

IMERSÃO NA FLORESTA: Sema monitora mais de 400 planos de manejo em execução no estado de Mato Grosso

Clênia Goreth | Sema MT A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) monitora, atualmente, 402 planos de manejos...

150 VAGAS PARA 29 MUNICÍPIOS: Corpo de Bombeiros convoca candidatos para Teste de Aptidão Física de seletivo para brigadistas temporários

SD Karine Miranda | CBMMT O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) divulgou, na noite de quinta-feira...