ASCOM
A Secretaria de Saúde de Alta Floresta, por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo – PMCT, vem desenvolvendo vários trabalhos para evitar os danos a saúde provocados pelo tabaco (fumo), que podem levar ao surgimento de aproximadamente 50 doenças entre elas: câncer de pulmão, garganta, infarto, enfisema pulmonar, entre outras levando a morte 428 pessoas por dia no brasil, as principais vitimas são os usuários do cigarro e do narguilé.
De acordo com o coordenador do programa, Claudiomiro Viera os trabalhos vão desde ações educativas nas escolas e outras instituições a assistência medicamentosa e cognitiva a fumantes em grupos de tabagistas, grupos estes que são formados nas unidades de saúde, e assistenciados e acompanhados por meses.
No corrente mês formam abertos mais 2 novos grupos totalizando 6 grupos em 2019, no dia 09/julho abriu-se o grupo do PSF: I – do bairro Vila Nova, coordenado pela enfermeira Gisseli Veloso dos Reis e dia 11/julho o grupo do PSF: III do bairro Jardim Panorama, coordenado pela enfermeira Alessandra Pereira de Toledo.
“Não medimos esforços na assistência desprendida aos pacientes dos grupos, nosso intuito é subsidiá-los a saírem da dependência física e psicológica da nicotina, entre outros elementos do tabaco, pois a saúde destas pessoas esta em risco, agradeço o comprometimento e esforços de todos os profissionais envolvidos” conclui Claudiomiro.
Compartilhe:

Alta Floresta
nuvens quebradas
34.2
°
C
34.2
°
34.2
°
27 %
2.5kmh
72 %
qui
34
°
sex
35
°
sáb
35
°
dom
36
°
seg
36
°



