24 C
Alta Floresta
terça-feira, 18 março, 2025

Operação flagra garimpo ilegal em Novo Mundo

Compartilhe:

Notícia Exata
No último dia 07 de março, a equipe do Batalhão De Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), juntamente com a equipe de apoio da 15ª Companhia Independente de Força Tática do 2º Comando Regional, logrou êxito em flagrar um empreendimento de extração de minério operando ilegalmente durante a Operação Flora Hot Spot 2025.
No local, a equipe foi recebida pelo responsável pelo funcionamento do empreendimento. Durante a entrevista, ele afirmou que o empreendimento possuía as licenças necessárias para operar. Contudo, não foi encontrada nenhuma documentação que autorizasse a lavra do solo.
O empreendimento está localizado no interior de fazenda no município de Novo Mundo, norte do estado.
Conforme informações repassadas, a propriedade é arrendada para uma cooperativa de pequenos mineradores de ouro e pedras preciosas de Alta Floresta, que responde pela atividade de extração mineral, a qual ocorria no momento da fiscalização.
Prosseguindo com a fiscalização, foram localizados mais de um ponto de mineração, ambas estavam localizadas no interior da referida propriedade e em pleno funcionamento.
Em cada um dos pontos, após a ordem de parada, as máquinas encontradas (retroescavadeira, motobomba, gerador) foram devidamente catalogadas e apreendidas, conforme o termo de apreensão, ficando a prefeitura municipal de Novo Mundo como fiel depositária.
Adicionalmente, a equipe realizou buscas pelo local, mas nada de ilícito foi encontrado. Consultando os sistemas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), realizando fotointerpretação e patrulhando o local, foram observados mais 5 (cinco) cavas (locais onde é realizada a mineração), porém, estas não estavam sendo garimpadas.
Além disso, a equipe encontrou um poço tubular e ao questionar o responsável sobre se havia outorga para o uso da água, foi respondido que não.
Toda a área degradada foi embargada.
Os dois homens abordados no local da mineração foram conduzidos à repartição policial competente para as providências cabíveis que o caso requer.

Foto – Batalhão Ambiental
Foto – Batalhão Ambiental
Alta Floresta
chuva fraca
24 ° C
24 °
24 °
93 %
1.2kmh
93 %
qua
31 °
qui
29 °
sex
30 °
sáb
28 °
dom
23 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

Prefeito Chico Gamba Faz Duras Críticas à Concessão da MT-208 e Cobra Respeito à Alta Floresta

Assessoria Em carta aberta, o prefeito de Alta Floresta denuncia falhas graves no contrato de concessão, exige ações imediatas...

SOLENIDADE: Polícia Militar torna 30 alunos do 22º CFO em aspirantes oficiais

Wellyngton Souza | PMMT A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na manhã desta segunda-feira (17.3), formatura alusiva ao...

Secma realiza palestra sobre Meio Ambiente na Paróquia Bom Pastor, referente à Campanha da Fraternidade 2025

Fábio Bonadeu Diretoria de Comunicação A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou uma palestra para...

CARGO DE R$ 32 MIL: Ex-delegado tenta suspender sindicâncias que determinaram sua demissão na Polícia Civil

Allan Mesquita Gazeta Digital Ex-candidato a prefeito de Brasnorte pelo Partido Liberal (PL), Eric Fantin, entrou com uma ação para...