24 C
Alta Floresta
terça-feira, 18 março, 2025

Sema e PM deflagram operação em reserva extrativista de MT e apreende caminhão com sementes de capim

Compartilhe:

Renata Prata | Sema-MT
Equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em operação conjunta com policiais militares da Força Tática, deflagraram operação de combate a um crime ambiental na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, em Colniza e Aripuanã.
A operação na reserva começou no dia 15 de novembro. Os fiscais e policiais permanecem em campo na região. Na ação, um caminhão carregado com sementes de capim foi apreendido pelas forças de segurança no primeiro dia de fiscalização.
Diante de monitoramento da equipe técnica da Sema, foi constatado que uma aeronave realizava o lançamento de semente de capim no interior da reserva. Fiscais da Sema e policiais militares se deslocaram até a pista utilizada para carregamento e abastecimento de aeronaves no Distrito.
A aeronave não foi flagrada durante a operação, porém um caminhão Mercedes Benz carregado com sementes de capim foi apreendido durante a ação. O caminhão foi encaminhado para a base da PM local no Distrito de Guariba, e policiais lavraram os autos da ocorrência.
A multa pelo crime ambiental ainda será calculada pelos agentes ambientais.
Operação Amazônia
A Operação Amazônia foi colocada em prática por órgãos estaduais e federais sob a coordenação da Sema. As equipes contam com auxílio de equipamentos de monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso e mantém fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental.
A ferramenta, contratada pelo REM, age de forma preventiva, minimiza os danos, aumenta a celeridade na resposta, facilita a responsabilização e permite o embargo da área de forma imediata por meio do monitoramento diário e alertas semanais de desmatamento.
Os agentes também apreendem e removem maquinários flagrados em uso para o crime, efetivando a responsabilização, já que a apreensão de bens promove a descapitalização do infrator.
Denúncias
Os crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou whatsapp), pelo email ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.
Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

Alta Floresta
chuva fraca
24 ° C
24 °
24 °
93 %
1.2kmh
93 %
qua
31 °
qui
29 °
sex
30 °
sáb
28 °
dom
23 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

Prefeito Chico Gamba Faz Duras Críticas à Concessão da MT-208 e Cobra Respeito à Alta Floresta

Assessoria Em carta aberta, o prefeito de Alta Floresta denuncia falhas graves no contrato de concessão, exige ações imediatas...

SOLENIDADE: Polícia Militar torna 30 alunos do 22º CFO em aspirantes oficiais

Wellyngton Souza | PMMT A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na manhã desta segunda-feira (17.3), formatura alusiva ao...

Secma realiza palestra sobre Meio Ambiente na Paróquia Bom Pastor, referente à Campanha da Fraternidade 2025

Fábio Bonadeu Diretoria de Comunicação A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou uma palestra para...

CARGO DE R$ 32 MIL: Ex-delegado tenta suspender sindicâncias que determinaram sua demissão na Polícia Civil

Allan Mesquita Gazeta Digital Ex-candidato a prefeito de Brasnorte pelo Partido Liberal (PL), Eric Fantin, entrou com uma ação para...