sexta-feira, 26 junho, 2026
20.7 C
Alta Floresta

Deputado chama crise por emendas de fogaréu e diz que Dilmar não aprova nada sozinho

Compartilhe:

Andhressa Barboza
RD News
O deputado Max Russi (PSB) defendeu mais isonomia na liberação de emendas que tem gerado uma crise política entre o governo Mauro Mendes (DEM) e Assembleia. A insatisfação se deve ao fato do líder do governo na AL, Dilmar Dal Bosco (DEM), ter recebido R$ 3,8 milhões em emendas, enquanto outros parlamentares foram contemplados com apenas R$ 1 milhão.
“Não sou contra o Dilmar receber as emendas, tem que pagar mesmo, mas não pode ser diferente. O que os outros querem é ter o mesmo direito”, disse o 1º secretário da AL em entrevista ao RDTV nessa sexta (17).
O parlamentar aproveitou para destacar que apesar de líder do governo na AL, Dilmar também precisa articular a aprovação dos projetos que dependem de votos dos colegas. “Sozinho ele não consegue conduzir a aprovação de todos os projetos, ainda tem a base do governo, tem outros deputados que também tem as demandas de suas bases eleitorais”.
Cerca de 1% do orçamento do Estado pode ser destinado em emendas impositivas, ao em torno de R$ 5 milhões. O recurso pode ser destinado a critério do deputado que define as prioridades para atender demandas de municípios do interior como a compra de ambulâncias, construção ou reforma de escolas.
A Constituição do Estado define que 25% das emendas devem ir para educação, 12% para a saúde e o restante em outras áreas. Esse ano, devido à pandeia de Covid-19, foi aprovada a autorização de uso de 100% para saúde. A proposta foi do próprio Max.
A crise com o governo do estado reforçou o chamado bloco independente Resistência Democrática, liderado por Janaina Riva (MDB), e que conta com o ex-secretário estadual de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), Allan Kardec (PDT). Após saberem que estariam sendo preteridos na distribuição de emendas, os deputados Paulo Araújo (PP), Doutor João (MDB) e Thiago Silva (MDB), também teriam migrado da base do governo para o bloco.
Na avaliação de Max, a crise está se acalmando. “Falta pouco para resolver esse mal entendido e espero que isso seja sanado o mais rápido possível. O que era um foguinho e virou um fogaréu”.
Mas o líder do governo, maior beneficiado das emendas, não vê injustiça. Para Dilmar, o recebimento de valores a mais do que seus colegas, é apenas resultado de seu trabalho. “É mais produtivo cada deputado atender as demandas dos municípios e buscar resultados do que reclamar do meu trabalho”.

Alta Floresta
nuvens quebradas
20.7 ° C
20.7 °
20.7 °
60 %
1.9kmh
64 %
sex
35 °
sáb
36 °
dom
37 °
seg
36 °
ter
27 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

HORA DA VERDADE: Terceira rodada vai definir classificados no Mundial

Gustavo Sampaio Jornal da Cidade A maior Copa do Mundo de todos os tempos entrou na última rodada da fase...

DE 8 PARA 4 ANOS: Governo de MT anuncia obra na metade do tempo

Raquel Ferreira Nova Rota do Oeste Durante visita técnica à Nova Rota do Oeste, o governador Otaviano Pivetta destacou a...

CERCANDO O TRÁFICO: Delegado manda recado à facção após apreensão de carga de droga

Por Arão Leite Alta Floresta – As forças de segurança na cidade de Colíder estão pela segunda semana consecutiva...

CASO MASTER: Pivetta minimiza investigação e diz confiar em Mendes; ‘não tem culpa no cartório’

Fred Moraes e Pablo Rodrigo Gazeta Digital O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) minimizou a informação de que o Superior Tribunal...