sexta-feira, 26 junho, 2026
24.6 C
Alta Floresta

Desenvolvimento no campo: Encontro debate estratégias para futuras ações a serem realizadas em Alta Floresta

Compartilhe:

Diretoria de Comunicação
Uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável esteve na tarde de16 de março, em Sinop, na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, para uma reunião com a Chefe Geral Embrapa Agrossilvipastoril, Dra. Laurimar Gonçalves Vendrusculo. O encontro teve como pauta as estratégias de articulação de parceria para elaboração do Projeto Olhos D’Água da Amazônia – fase III.
Considerando o histórico institucional de trabalhos entre a Prefeitura de Alta Floresta e a Embrapa Agrossilvipastoril, esse encontro foi fundamental no sentido de surgirem apontamentos que podem vir a ser incluídos em uma possível nova fase do Olhos D’Água da Amazônia.
Para o secretário de Agricultura e Pecuária, Marcelo Fernando Pereira Souza, o encontro foi válido para estreitar a relação institucional entre Prefeitura e Embrapa. “Foi para firmar parceria entre a instituição de pesquisa e o município de por meio das secretarias, visando uma nova fase do Olhos D’Água da Amazônia. O encontro foi muito positivo, pois, conseguimos colocar vários pontos e demandas do município, visando o produtor familiar”, argumenta. Importante destacar que o foco das futuras ações será pautado na sustentabilidade das atividades agropecuárias.
A Chefe Geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Dra. Laurimar Gonçalves Vendrusculo, fala que Alta Floresta está correta em buscar parcerias estratégicas. “Alta Floresta está com a expectativa correta no sentido de consolidar uma parceria para estruturar o projeto previamente a ser submetido ao Fundo Amazônia”.
É importante destacar que a Embrapa Agrossilvipastoril é uma difusora de conhecimento e tecnologia em sua área de ação. É notória a expertise de seus pesquisadores. “Isso nos aproxima no sentido de que as pesquisas que desenvolvemos aqui em Sinop, somará e potencializará com o município de Alta Floresta”, completa a Dra. Laurimar.
O Coordenador Executivo do Projeto Olhos D’Água da Amazônia em suas fases I e II, José Alesando Rodrigues, avalia como positivo o encontro. “A reunião foi bem produtiva, onde conseguimos articular e definir os principais temas que fortalecem instituições para a elaboração de parceria na gestão do projeto em Alta Floresta”.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira, destaca que essa sinergia de ideias e pensamentos é benéfica para Alta Floresta. “O município de Alta Floresta já tem uma história de trabalho bem sucedido junto à Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop, durante a execução da Fase I e II do Projeto Olhos D’Água da Amazônia. Essa reunião nesse momento é um start de início para construção da fase III do PODAM, que será um projeto voltado ao desenvolvimento sustentável do nosso município, que terá como prioridade a preservação dos recursos naturais alinhados a produção de alimentos. A sinergia entre instituições é de fundamental importância para o sucesso das ações”, disse.
Também participaram do encontro o Pesquisador Chefe Adjunto do Centro de Pesquisa da Embrapa Agrossilvipastoril, Rafael Major Pitta, o Chefe Adjunto do Centro de Pesquisa, Marcos Santos.

Alta Floresta
céu pouco nublado
24.6 ° C
24.6 °
24.6 °
44 %
2.1kmh
14 %
sáb
35 °
dom
36 °
seg
36 °
ter
36 °
qua
28 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

HORA DA VERDADE: Terceira rodada vai definir classificados no Mundial

Gustavo Sampaio Jornal da Cidade A maior Copa do Mundo de todos os tempos entrou na última rodada da fase...

DE 8 PARA 4 ANOS: Governo de MT anuncia obra na metade do tempo

Raquel Ferreira Nova Rota do Oeste Durante visita técnica à Nova Rota do Oeste, o governador Otaviano Pivetta destacou a...

CERCANDO O TRÁFICO: Delegado manda recado à facção após apreensão de carga de droga

Por Arão Leite Alta Floresta – As forças de segurança na cidade de Colíder estão pela segunda semana consecutiva...

CASO MASTER: Pivetta minimiza investigação e diz confiar em Mendes; ‘não tem culpa no cartório’

Fred Moraes e Pablo Rodrigo Gazeta Digital O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) minimizou a informação de que o Superior Tribunal...