sábado, 27 junho, 2026
24.8 C
Alta Floresta

INCÊNDIOS FLORESTAIS: Governador destaca investimentos e lamenta leis frouxas: “Perderam o medo de cometer crimes”

Compartilhe:

Mailson Prado
Secom-MT
O governador Mauro Mendes destacou que já foram investidos R$ 360 milhões nos últimos cinco anos para o combate nos incêndios florestais e o desmatamento ilegal.
A afirmação foi feita nesta quinta-feira (12.09), durante entrevista para o Jornal da Gente, da Rádio Bandeirantes.
“O combate aos incêndios exige um esforço conjunto e investimentos robustos. Em seis anos de governo, já destinamos mais de R$ 360 milhões para combater os incêndios florestais e o desmatamento ilegal, sendo R$ 75 milhões somente neste ano. Essa luta exige planejamento e ações estratégicas, e estamos trabalhando incansavelmente para proteger nosso estado”, afirmou.
Mauro Mendes falou sobre os enormes desafios para conseguir combater os incêndios florestais em regiões remotas do estado.
“Mato Grosso é gigante, com o terceiro maior território do Brasil, e algumas áreas são de difícil acesso. Estamos investindo em tecnologia, equipamentos e brigadistas para proteger nossa fauna e flora. Nossas equipes estão trabalhando para combater o fogo e investigar as causas desses incêndios”, disse.
O governador também falou sobre a atual situação climática no estado, e como isso favorece a propagação de incêndios.
“Estamos enfrentando uma seca em Mato Grosso sem precedentes, vamos completar cinco meses sem uma gota de chuva em grande parte do território e com temperaturas elevadas. Essa situação é prejudicial e contribui para que o cenário atual tenha uma proporção maior”, explicou.
Mauro chamou atenção novamente para a legislação ultrapassada e as leis frouxas para crimes no Brasil.
“O desrespeito às leis e a impunidade para crimes ambientais estão corroendo nosso país. Bandidos e criminosos perderam o medo da justiça, e a violência se manifesta em todos os campos, principalmente no meio ambiente. Precisamos de leis mais duras e inteligentes para combater essa realidade e garantir a proteção do nosso meio ambiente”, falou.
O governador reforçou que todos os casos de incêndio em Mato Grosso estão sendo investigados.
“Sabemos que entre os casos de incêndio no estado existem ações criminosas, ações irresponsáveis que prejudicam a todos nós. Já prendemos algumas pessoas suspeitas de praticar esses crimes e estamos investigando cada uma dessas situações para esclarecer e punir de acordo com a lei”, concluiu.

 

Alta Floresta
céu pouco nublado
24.8 ° C
24.8 °
24.8 °
42 %
2.2kmh
16 %
dom
33 °
seg
35 °
ter
36 °
qua
38 °
qui
28 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

Repercussão Nacional – II

  Ao ser questionado sobre as informações de que a cúpula nacional do Republicanos teria condicionado o apoio à...

IMERSÃO NA FLORESTA: Sema monitora mais de 400 planos de manejo em execução no estado de Mato Grosso

Clênia Goreth | Sema MT A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) monitora, atualmente, 402 planos de manejos...

150 VAGAS PARA 29 MUNICÍPIOS: Corpo de Bombeiros convoca candidatos para Teste de Aptidão Física de seletivo para brigadistas temporários

SD Karine Miranda | CBMMT O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) divulgou, na noite de quinta-feira...