domingo, 28 junho, 2026
34.8 C
Alta Floresta

NA EXPO OSAKA: Governo de Mato Grosso estreita relações com Arábia Saudita

Compartilhe:

Laice Souza
Secom-MT
O governador Mauro Mendes se reuniu com o embaixador da Arábia Saudita no Japão, Dr Ghazi, durante a Expo Osaka 2025, nesta segunda-feira (9.6). O objetivo do encontro foi estreitar relações tanto culturais, como comerciais.
Durante o encontro, Mauro Mendes destacou a importância de Mato Grosso no cenário mundial, como um dos maiores produtores de alimentos.
“Mato Grosso representa um terço de tudo que o Brasil produz em alimentos. Se fossemos um país, estaríamos entre a 6ª e 8ª posições entre os países que mais produzem no mundo. Nosso potencial é imenso, além de sermos o único Estado do Brasil que tem capacidade de aumentar sua produção, sem derrubar nenhuma árvore”, ressaltou o governador.
O embaixador mostrou as inovações em tecnologia que a Arábia Saudita desenvolve, as projeções de futuro para o país e a necessidade de estreitar relações com um Estado que produz alimentos como Mato Grosso. “Foi muito importante receber Mato Grosso em nosso pavilhão. Vamos estreitar relacionamentos tanto culturais, como comerciais”, reforçou.
O embaixador ainda mostrou para o governador o que o país está projetando para o futuro como a cidade Neom, que está em construção na região fronteiriça entre a Arábia Saudita, Jordânia e Egito. “Ela será uma cidade inteligente, linear, com uso de energia limpa e sem a necessidade de carros”, informou.
Troca de experiências
A comitiva do Governo também percorreu os pavilhões da Alemanha, Coreia do Sul, Estados Unidos, Kuait, China e Brasil, para troca de experiências e também para encontrar soluções disruptivas que possam ser utilizadas no Estado.
Para os deputados estaduais Ondanir Bortolini, o Nininho, e Beto Dois a Um, é importante que o estado esteja voltando os olhos para os exemplos de desenvolvimento e inovação. “Além das oportunidades de abrir o comércio do Estado para os mercados da Ásia, Europa e Oriente, é fundamental aprender com quem tem anos de história e evolução social e econômica. Analisar o que funcionou para poder adaptar à nossa realidade”, ressaltaram.
Também compõem a comitiva do Governo os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação), César Roveri (Segurança Pública) e Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), e o procurador do Ministério Público de Contas, Alisson Alencar.
Agenda de terça-feira (10): a comitiva terá reunião com integrantes da Prefeitura de Osaka para tratar das cidades inteligentes.

Artigo anterior
Próximo artigo
Alta Floresta
nuvens dispersas
34.8 ° C
34.8 °
34.8 °
30 %
2kmh
30 %
dom
34 °
seg
36 °
ter
37 °
qua
37 °
qui
37 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

Repercussão Nacional – II

  Ao ser questionado sobre as informações de que a cúpula nacional do Republicanos teria condicionado o apoio à...

IMERSÃO NA FLORESTA: Sema monitora mais de 400 planos de manejo em execução no estado de Mato Grosso

Clênia Goreth | Sema MT A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) monitora, atualmente, 402 planos de manejos...

150 VAGAS PARA 29 MUNICÍPIOS: Corpo de Bombeiros convoca candidatos para Teste de Aptidão Física de seletivo para brigadistas temporários

SD Karine Miranda | CBMMT O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) divulgou, na noite de quinta-feira...