terça-feira, 23 junho, 2026
28.8 C
Alta Floresta

Posse da defensora-geral eleita de MT, Luziane Castro, ocorrerá no dia 16 de dezembro, no Centro de Eventos do Pantanal

Compartilhe:

Alexandre Guimarães
Assesoria de Imprensa/DPMT
A solenidade de posse da defensora-geral eleita de Mato Grosso, Luziane Castro, ocorrerá no dia 16 de dezembro, às 9h30, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Luziane foi a mais votada pela categoria para ocupar o cargo de defensora-geral nos próximos dois anos (2023-2024), com 177 votos (85% dos votos válidos), em eleição realizada por meio de votação eletrônica no dia 4 deste mês.
No dia 8, em edição extra do Diário Oficial do Estado, o governador Mauro Mendes oficializou a nomeação de Luziane para exercer o cargo de defensora pública-geral de Mato Grosso no próximo biênio, por meio do Ato nº 4.918/2022.
Luziane, 49 anos, ingressou na Instituição em 2004 e ocupa o cargo de secretária executiva desde 2019. Ela será a primeira defensora de primeira instância a comandar o órgão e a segunda mulher a chefiar a Defensoria Pública de Mato Grosso – a primeira foi Karol Rotini, entre 2007 e 2008.
Os chefes estaduais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram convidados para a cerimônia, assim como a imprensa. A confirmação da presença no evento deve ser feita, até o dia 14, por meio do e-mail: secretaria.executiva@dp.mt.gov.br
Nova Administração – Com o lema “Por Uma Defensoria Cada Vez Mais Forte”, a chapa eleita da nova defensora-geral é composta por Rogério Borges Freitas, primeiro subdefensor-geral, Maria Cecília Alves da Cunha, segunda subdefensora-geral, e Clodoaldo Queiroz, secretário executivo.
Queiroz é o atual chefe da Defensoria Pública. Ele assumiu o cargo de defensor-geral em janeiro de 2019 para um mandato de dois anos, e depois foi reeleito para o biênio 2021-2022, completando quatro anos no comando da Instituição.
“A Defensoria Pública tem passado por um período de grande evolução institucional nos últimos quatro anos, sob todos os aspectos, e a Dra. Luziane teve participação essencial nesse processo. Agora, na função de Defensora Pública-Geral, as expectativas são as melhores possíveis, pois ela é uma pessoa preparada por toda a experiência administrativa já adquirida, e também possui o perfil pessoal necessário para gerir a Instituição nesse período de afirmação que o órgão ainda se encontra”, destacou o atual defensor-geral.
O programa da nova Administração Superior está organizado em quatro eixos, que representam as principais metas da nova gestão: I- Fortalecimento da autoestima; II- Gestão democrática e participativa; III- Prioridade para a atividade fim e investimento em melhores condições de trabalho; IV- Fortalecimento orçamentário e transparência na gestão dos recursos.
Conselho Superior, Corregedoria e Ouvidoria – Na solenidade, também será realizada a posse dos novos membros eleitos do Conselho Superior, do novo corregedor-geral eleito, Carlos Eduardo Roika, e do novo ouvidor-geral da DPMT, também eleito, Getúlio Ribeiro.
“A posse como novo ouvidor da DPMT será um dia de imensa alegria e, ao mesmo tempo, um peso pela responsabilidade de assumir um cargo de grande função social. A Defensoria é uma Instituição com missão e propósitos nobres. A expectativa é poder contribuir para aproximar cada vez mais a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso das organizações da sociedade civil, movimentos sociais e, claro, dos seus assistidos”, afirmou Ribeiro.
Serão empossados, para um mandato de dois anos, os novos membros eleitos do Conselho Superior: André Rossignolo (112 votos), Gisele Chimatti Berna (109), Nelson Gonçalves (103), Júlio Diniz (102), Guilherme Rigon (98), João Paulo Dias (96), Vinícius Fuzaro (95), e Tiago Passos (90).
Cid Borges (85), Diogo Horita (79), e Regiane Xavier Ribeiro (72) ficaram com as vagas de suplentes.

Alta Floresta
nublado
28.8 ° C
28.8 °
28.8 °
59 %
1.4kmh
96 %
ter
29 °
qua
35 °
qui
35 °
sex
35 °
sáb
36 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

Caso pensado

  Se de um lado o Partido Liberal garante que o senador Flávio Bolsonaro não visita Mato Grosso para...

Pontapé inicial

  Oficialmente, a pré-campanha do ex-governador Mauro Mendes ao Senado e da ex-primeira-dama Virginia Mendes à Câmara Federal começará...

Pontapé inicial – II

Além de líderes do União Brasil, legenda de MM e VM, devem participar representantes de legendas como Republicanos,...

Exoneração de secretário – II

O prefeito Chico Gamba, até o final desta segunda-feira não havia se manifestado sobre a mudança e quem...