LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal
Aproximadamente 35 vereadores participaram, no sábado, 8 de fevereiro, na Câmara Municipal de Alta Floresta, do 2º Encontro de Vereadores do extremo norte de Mato Grosso. O evento teve como objetivo a definição da diretoria da nova Câmara Intermunicipal. O encontro contou com a presença de vereadores de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta, e foi importante também para a abordagem de pautas importantes que têm reflexo direto no desenvolvimento da região e são impactadas diretamente pelas demandas da população. O encontro de sábado deu sequência ao primeiro evento realizado no dia 9 de janeiro, na cidade de Apiacás. Naquela ocasião, aproximadamente 50 dos 60 vereadores da região compareceram, representando de forma significativa as cidades envolvidas.
Entre os principais pontos debatidos no encontro de sábado, foram abordadas questões cruciais para o bem-estar da população e o progresso da região, principalmente nas áreas de saúde, infraestrutura e agricultura. A definição da direção da Câmara Intermunicipal, foco central do evento, ficou para o próximo dia 18, quando os vereadores farão, de forma virtual, a reunião para aprovação do regimento e apresentação dos representantes de cada Poder Legislativo.
O presidente da Câmara de Vereadores de Alta Floresta, Francisco Ailton dos Santos, avaliou como positiva a reunião e defendeu a união das câmaras para o fortalecimento da defesa de pautas regionais. “Foi muito produtiva, realmente muito produtiva. Quero aqui agradecer a todos os vereadores que estiveram presentes hoje. Pelo que eu vi, foram mais de 35 vereadores, e esse é mais um degrau que subimos para que a Câmara Intermunicipal seja montada, para que possamos, de fato, fortalecer as cobranças das necessidades da nossa região. É muito importante, pois hoje, se você vai a Cuiabá com um ou dois vereadores, é uma situação. Mas, quando você vai representando 60 vereadores, com mais de 100.000 habitantes e mais de 70.000 eleitores, aí a situação muda completamente. Essa Câmara é muito importante para a nossa região”, disse o presidente.
O vereador Luciano Silva explicou que o objetivo da Câmara Intermunicipal é representar bem toda a sociedade. “São seis municípios, com 115.000 habitantes, segundo os dados do IBGE, e 60 vereadores. Sabemos que essa é uma representatividade muito grande, que cria um grupo forte para buscar benefícios para a nossa região. Benefícios de caráter regional, envolvendo questões que são de competência dos seis municípios. Portanto, precisamos muito dessa composição. Foi estabelecido um prazo até o dia 18 para que seja apresentado o regimento interno e para que as câmaras indiquem dois nomes para fazer parte dessa composição. Até o dia 18, será feita a eleição de forma virtual, com todos os membros que estão participando, ou seja, os 60 vereadores da região”, ressaltou.
Adimilson Aparecido Mota de Jesus, presidente da Câmara Municipal de Paranaíta, também defendeu a unidade pela representatividade das questões regionais junto aos governos. “Não estamos brigando por causas municipais isoladas, mas por causas regionais. A maioria delas impacta o município de Alta Floresta, pois Alta Floresta é o polo, a cidade-mãe. Muitas das pautas tratadas aqui hoje têm foco em Alta Floresta, o que é natural. Porém, acredito que as demandas de Alta Floresta, em relação à região, são também as demandas de Paranaíta. Vamos lutar por todas elas, e isso fortalece, com certeza, um pedido vindo de 60 vereadores”, disse.
Compartilhe:



Alta Floresta
nuvens quebradas
21.9
°
C
21.9
°
21.9
°
97 %
1.2kmh
76 %
ter
29
°
qua
29
°
qui
30
°
sex
28
°
sáb
23
°