Cerimônia de transição aconteceu na manhã de quinta-feira
Por Arão Leite
Alta Floresta/MT – Após praticamente 31 anos de história, a Fundação Servir, que sempre foi mantenedora da Casa Pinardi, para a entidade para a prefeitura. Uma cerimônia marcou a transição de entrega na manhã de quinta-feira quando a Secretária de Assistência Social, Luzmaia Quixabeira recebeu das mãos de irmã Tereza, as chaves da entidade que funciona como abrigo a crianças vítimas de algum tipo de violência.
Ligada à igreja católica, a Fundação Servir há décadas atua em projetos sociais de Alta Floresta. A Casa Pinardi era um dos locais onde as equipes de voluntários sempre davam assistência, abrigando as crianças, as mantendo alojadas, com cuidadoras, alimentação e atenção necessária até que essas fossem encaminhadas de volta à família ou para outros cuidados. “A gente quer deixar bem claro que hoje estamos passando para a prefeitura não é devido a nenhum tipo de conflito, mas situação financeira mesmo”, resumiu irmã Tereza, ao salientar que a falta de verba da Fundação para continuar no projeto foi ponto decisivo para repassar à Pinardi à Prefeitura.
Atualmente com sete crianças e mais de 10 servidores atendendo, a Casa Pinardi permanece por enquanto no mesmo prédio e estrutura da Fundação Servir. Mas a situação deverá ser provisória. Mesmo assim, a secretária de assistência social, Luzmaia assegurou que a prefeitura deve locar o local e continuar dando o suporte necessário às crianças. “Vamos abraçar esse projeto com total responsabilidade, carinho e atenção que essas crianças merecem”, prometeu.
O número de servidores no entanto, deverá ser enxugado. Mas o Ministério Público, na ocasião da transição, representado pelo promotor Daniel Carvalho, Conselho Municipal de Criança e Adolescente, presidido, por Márcia Trindade e a própria Fundação devem continuar acompanhando o funcionamento do abrigo.
Fotos: Arão Leite/JC