Allan Mesquita
Gazeta Digital
Após amargar a derrota nas urnas e fracassar em sua reeleição em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá disputar o Senado Federal por Mato Grosso nas eleições de 2026. Com isso o ex-chefe do Planalto abriria mão de uma nova disputa à presidência para liderar um bloco de oposição na Casa de Leis.
De acordo com a coluna Painel, da Folha S. Paulo, o desejo já foi exposto para aliados. A estratégia de lançar uma candidatura por Mato Grosso se dá principalmente por seu forte Capital político no Estado, que é considerado amplamente bolsonarista.
No último pleito, a maioria dos eleitores votou em Jair Bolsonaro em Mato Grosso. O candidato do PL obteve 1.216.730 votos, o que corresponde a 65,08% dos votos válidos. Já o presidente Lula, obteve 652.786 votos, o que representa 34,92% dos votos válidos.
Além do Estado, o ex-chefe do Planalto cogita em Rondônia e Distrito Federal, onde o bolsonarismo também é forte. Um mandato de senador seria seu último projeto no ciclo parlamentar, após passagens pela Câmara Municipal e Câmara de Deputados.
Contudo, o projeto político só poderá ser colocado em marcha caso Bolsonaro chegue a 2026 sem perder seus direitos políticos. Isso porque, atualmente, 16 ações de investigação podem torná-lo inelegível.
Compartilhe:

Alta Floresta
céu limpo
18.8
°
C
18.8
°
18.8
°
62 %
2.1kmh
3 %
sáb
35
°
dom
36
°
seg
35
°
ter
37
°
qua
34
°



