segunda-feira, 15 junho, 2026
26.9 C
Alta Floresta

Mais de 20 nomes querem a vaga de Selma Arruda no Senado

Compartilhe:

Pablo Rodrigo/Gazeta Digital
Com a confirmação da eleição suplementar para preencher a vaga deixada por Selma Arruda (PODE) no Senado por conta de sua cassação, a quantidade de pré-candidaturas subiram nos primeiros dias de janeiro e tem provocado disputas internas dentro de alguns partidos. Já são mais de 20 nomes colocados como possíveis candidatos.
Alguns partidos já teriam mais de 4 candidatos disputando a indicação.
O Democratas (DEM), partido do governador Mauro Mendes (DEM), trabalha com 4 possíveis nomes para a disputa do Senado. O ex-governador Júlio Campos (DEM), o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), o chefe da Casa Civil Mauro Carvalho e até a prefeita Lucimar Campos (DEM), que poderia renunciar ao mandato de prefeita para disputar. Porém, a decisão deverá passar pelo crivo de Mendes e conjunto com os irmãos Júlio e Jayme Campos.
Nos bastidores, a informação é de que Mendes deverá decidir se indicará o candidato ao Senado ou à prefeitura de Cuiabá. “Se ele quiser indicar um candidato ao Senado, que indique, mas aí a candidatura à prefeitura de Cuiabá será decidida entre outros membros, ou vice-versa. O que não pode é tentar monopolizar as decisões do partido”, disse um dirigente da sigla que pediu para não ser identificado.
Outra legenda que se apresenta com candidaturas é o PP, do ex-ministro Blairo Maggi (PP). No partido, dois nomes foram colocados com a intenção de disputar: a empresária Margareth Buzetti e o deputado federal Neri Geller. O mesmo ocorre com o PL (ex-PR), que tem o ex-senador Cidinho Santos (PL) e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PL).
O Partido dos Trabalhadores (PT) trabalha com 4 possíveis nomes para a disputa. Dos deputados estaduais Lúdio Cabral e Valdir Barranco, a deputada federal Rosa Neide e o ex-deputado Carlos Abicalil.
Por outro lado, algumas legendas vem focando em um único nome para a disputa. O PDT vem avançando nas negociações para garantir a candidatura do vice-governador Otaviano Pivetta, que já convidou dois postulantes à disputa para serem os seus suplentes. O PSDB também tem dado autonomia para que o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) dispute novamente o Senado.
O PSD, de Carlos Fávaro, também tem mantido o seu nome na disputa. Porém, a legenda vem encontrando dificuldades de aliança. O PCdoB pretende novamente lançar a ex-reitora da UFMT, Maria Lúcia na disputa. Já o Podemos, partido da senadora cassada Selma Arruda, deverá lançar o deputado federal José Medeiros para disputar a vaga. O mesmo deve ocorrer com o PSL, que aposta no nome do deputado Nelson Barbudo para a disputa.
Outros nomes também aparecem com a intenção de disputar, como dos deputados estaduais Max Russi (PSB) e Elizeu Nascimento (DC). O vereador Abílio Júnior (PSC), também colocou seu nome a disposição para a disputa.
A superpopulação de candidaturas ao Senado vem ocorrendo desde o ano passado, quando Blairo Maggi decidiu não disputar a reeleição. Naquela disputa houve 11 candidaturas ao Senado. A tendência é que esta eleição suplementar tenha a mesma quantidade ou superior a de 2018.

Alta Floresta
céu limpo
26.9 ° C
26.9 °
26.9 °
48 %
2.1kmh
0 %
ter
36 °
qua
36 °
qui
35 °
sex
35 °
sáb
26 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

Asfalto casca de ovo

E as reclamações sobre obras de má qualidade não são casos isolados. Muitas cidades o asfalto feito recente...

FISCALIZAÇÃO: Sefaz recupera R$ 18,5 milhões após ação de fiscalização sobre benefícios fiscais

Lorrana Carvalho | Sefaz-MT A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) recuperou R$ 18,5 milhões que deixaram de...

FISCALIZAÇÃO E LIVES: Mauro diz que presidente do TCE faz ‘papagaiada e circo’

Pablo Rodrigo Gazeta Digital O ex-governador Mauro Mendes (União) criticou a postura do presidente do Tribunal de Contas do Estado...

Prefeitura de AF dá início à campanha Junho Violeta de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa

Direção de Comunicação Prefeitura AF A Prefeitura de Alta Floresta deu início à campanha Junho Violeta, movimento dedicado à conscientização,...