sexta-feira, 26 junho, 2026
22.2 C
Alta Floresta

Mendes e mais sete governadores pedem reforços para combater Coronavírus

Compartilhe:

Lucas Rodrigues Secom-MT
O governador Mauro Mendes e mais sete governadores/vice-governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal assinaram carta conjunta, na qual solicitam reforços ao Governo Federal para as medidas de prevenção e combate ao Coronavírus. Este é o primeiro bloco de governadores a se reunir para traçar ações conjuntas para conter o contágio da doença.
A carta foi assinada na noite de quinta-feira (12), ao final do Fórum dos Governadores, realizado em Belém (PA) durante esta semana. Até o momento, nenhum caso de Coronavírus foi registrado nos estados do consórcio: Mato Grosso, Pará, Amapá, Maranhão, Roraima, Tocantins, Amazonas e Acre.
“Ante o cenário de emergência sanitária, manifestamos nossa preocupação com o advento do coronavírus (Covid-19), com suas potenciais consequências para a saúde da população”, diz trecho do documento.
No documento, foi requisitado à União o imediato aporte de recursos para custear as ações emergenciais referentes ao avanço do vírus, além da “habilitação e imediata instalação adicional de 1.000 leitos de UTI para reforço da rede de cuidados intensivos” para estes estados.
“Em Mato Grosso, temos tomado e continuaremos a tomar todas as medidas necessárias, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde também tem divulgado periodicamente a situação dos casos suspeitos. Ainda que não tenhamos nenhum caso confirmado, é necessário agir de forma preventiva”, ressaltou o governador.
Atuação de MT
No Estado, no mês de fevereiro foi instituído o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT), que é composto por profissionais do Estado, municípios e autoridades do Ministério Público.
O Centro de Operações é o responsável por tomar as decisões estratégicas ligadas ao monitoramento e combate à propagação do vírus. Além disso, o Estado já conta com um planejamento da assistência para tratar os casos da doença quando ela chegar em Mato Grosso.
Vale destacar que até o momento nenhum caso suspeito foi confirmado como positivo para a doença no Estado. Estão sendo monitorados seis casos suspeitos no estado, provenientes de cinco municípios; até o momento, não há casos confirmados no Estado.
Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus. Os seis casos que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Araputanga (1), Cuiabá (2), Nova Xavantina (1) e Várzea Grande (1).

Alta Floresta
nuvens dispersas
22.2 ° C
22.2 °
22.2 °
56 %
2.1kmh
32 %
sex
35 °
sáb
36 °
dom
37 °
seg
36 °
ter
27 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

HORA DA VERDADE: Terceira rodada vai definir classificados no Mundial

Gustavo Sampaio Jornal da Cidade A maior Copa do Mundo de todos os tempos entrou na última rodada da fase...

DE 8 PARA 4 ANOS: Governo de MT anuncia obra na metade do tempo

Raquel Ferreira Nova Rota do Oeste Durante visita técnica à Nova Rota do Oeste, o governador Otaviano Pivetta destacou a...

CERCANDO O TRÁFICO: Delegado manda recado à facção após apreensão de carga de droga

Por Arão Leite Alta Floresta – As forças de segurança na cidade de Colíder estão pela segunda semana consecutiva...

CASO MASTER: Pivetta minimiza investigação e diz confiar em Mendes; ‘não tem culpa no cartório’

Fred Moraes e Pablo Rodrigo Gazeta Digital O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) minimizou a informação de que o Superior Tribunal...