Por Arão Leite
Alta Floresta – Uma assembleia na semana passada anunciava possível greve na Rede Municipal de Ensino de Alta Floresta. Mas a Prefeitura não esperava que a paralisação das aulas pudesse acontecer tão cedo, acreditando em um acordo firmado em reunião no mês de julho que teriam 30 dias para tentar todas as negociações até tomar uma decisão em relação às reivindicações dos profissionais que, entre outras melhorias, cobram o ajuste salarial, principalmente piso nacional.
Para a prefeitura, o prazo de negociação se esgotaria dia 4, mas os servidores da educação, rede municipal de ensino, amanheceram nesta segunda-feira na frente do Paço Municipal com gritos de ordem, cartazes e faixas, cobrando o executivo, anunciando a paralisação das aulas nas escolas municipais e dizendo que o prefeito Chico Gamba é o culpado da situação, por não atender as reivindicações.
Representados pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público, o Sintep, os funcionários da Rede Municipal de Educação saíram da frente do Paço Municipal em caminhada pela Avenida Ariosto da Riva até uma parada também na frente da Câmara de Vereadores. Depois voltaram ao ponto de partida, oficializando o movimento grevista, que segundo o executivo, pegou a todos de surpresa. “Tivemos uma reunião e pedimos 30 dias, mas hoje nos deparamos com a greve”, declarou Chico Gamba.
Uma coletiva foi marcada com a imprensa às 9:30 horas, mas acabou retardando o horário por conta de um boletim que era preparado pela prefeitura para apresentar, assegurando segundo o prefeito, que Alta Floresta está em dia com todos os servidores. “Não temos nenhum servidor da educação ganhando à baixo do piso. Pelo contrário, ganham mais. O piso nacional por hora para em torno de R$ 110 enquanto Alta Floresta oferece quase R$ 130”, disse o administrador.
No mês de junho o prefeito de Alta Floresta, ao falar sobre outro manifesto, já dizia que o município jamais deixou de cumprir o piso com os professores e todos os servidores do setor educacional. Por isso disse não entender por qual razão o movimento de greve. “Eu entendo que manifesto , cobrança é um direito, mas desafio a achar um professor que ganha menos que o piso”, enfatizou o gestor ao falar com a imprensa.
A administração municipal, depois de explicar os investimentos com a educação e outros setores da prefeitura, afirmou que, devido à decisão dos servidores em entrar em greve, não verá outra alternativa a não ser entrar na justiça, visando que os alunos da rede pública municipal não sejam penalizados com a paralisação das aulas.
SEM RAZÃO PARA GREVE?: Prefeito diz que servidores da educação municipal recebem mais que piso nacional
Compartilhe:

Alta Floresta
nuvens dispersas
25.8
°
C
25.8
°
25.8
°
52 %
1.7kmh
33 %
dom
35
°
seg
34
°
ter
37
°
qua
37
°
qui
37
°



