Gustavo Sampaio
Jornal da Cidade
A Conmebol cancelou a partida entre Independiente Medellín e Flamengo, nesta quinta-feira, na Colômbia, pela quarta rodada do Grupo A da Libertadores. Torcedores do time colombiano protestaram contra a diretoria do clube e chegaram a invadir o gramado, além de arremessar grades, bombas e sinalizadores no Estádio Atanasio Girardot. O jogo foi paralisado com três minutos, mas acabou cancelado após cerca de uma hora e 15 minutos de paralisação.
O artigo 24.2 do Código Disciplinar da Conmebol prevê que, quando uma equipe for considerada “responsável pela suspensão definitiva, cancelamento ou abandono da partida”, a sanção será a determinação do placar final da partida – ou seja, o W.O. No caso do futebol de campo, o adversário é declarado vencedor por 3 a 0.
É possível que a Conmebol decrete W.O. do Medellín, o que acarretaria vitória do Flamengo por 3 a 0. Em 2025, a entidade sul-americana deu vitória ao Fortaleza sobre o Colo-Colo após confusão similar. A partida foi paralisada aos 24 minutos do segundo tempo por invasão de torcedores chilenos, e houve duas mortes no entorno do estádio.
Por fim, caberá à Comissão Disciplinar da Conmebol determinar as punições devidas. O processo inclui análise do relatório do delegado da partida e da equipe de arbitragem.
A confusão se estendeu para o lado de fora do Estádio Atanasio Girardot. Policiais e torcedores do Independiente Medellín entraram em confronto após os colombianos deixaram o local. Os torcedores do Flamengo, por segurança, seguiram na arquibancada do setor visitante. Os jogadores dos dois clubes ficaram nos vestiários.
Diretor de futebol do Flamengo, José Boto se pronunciou sobre a confusão e afirmou que o clube rubro-negro espera que a Conmebol aplique W.O: “Comunicar que a Conmebol decidiu suspender o jogo, vai ser aberto um expediente. Esperamos ganhar os três pontos, a responsabilidade não é nossa. O regulamento é claro, o mandante não conseguiu garantir a segurança. O próprio presidente (do Independiente Medellín), que queria jogar com portões fechados, reconheceu que não havia segurança nem dentro em nem fora do estádio. Nossa vontade era jogar, mas queríamos que fossem reunidas todas as condições de segurança para nossos jogadores e nossos torcedores e para nós fora do estádio quando fôssemos para o aeroporto. Essas condições não foram reunidas, e por isso a decisão da Conmebol, que parece ser a mais correta. Acima de tudo está a segurança e a integridade física das pessoas.”
O Flamengo seguirá de Medellín diretamente para Porto Alegre na madrugada de quinta para sexta-feira. No domingo, o clube rubro-negro enfrenta o Grêmio, às 19h30 (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. Pela Conmebol Libertadores, o Fla volta a campo no dia 20, contra o Estudiantes (Argentina), no Maracanã.
Compartilhe:

Alta Floresta
nuvens quebradas
22.5
°
C
22.5
°
22.5
°
68 %
1.6kmh
56 %
ter
34
°
qua
29
°
qui
30
°
sex
33
°
sáb
27
°



