quinta-feira, 18 junho, 2026
32 C
Alta Floresta

Governo de MT debate fortalecimento dos municípios na manutenção de estradas rurais

Compartilhe:

Danúbio Ferreira
Prefeitura de AF
Governo de Mato Grosso debate fortalecimento dos municípios para manutenção de estradas rurais
O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, destacou a importância do novo modelo de compensação financeira criado pelo Governo do Estado para fortalecer os municípios na conservação das estradas vicinais. A reunião aconteceu no gabinete do governador, na capital do Estado, e reuniu prefeitos de diversas regiões de Mato Grosso em um ambiente de diálogo, cooperação e compromisso com o desenvolvimento regional.
Durante o encontro, Pivetta apresentou aos prefeitos, em primeira mão, o planejamento do Governo para implantação de um novo plano diretor viário estadual. A proposta, que ainda está em fase de construção e não saiu do papel, deverá definir com mais clareza quais estradas serão de responsabilidade do Estado e quais ficarão sob gestão dos municípios, promovendo mais organização, planejamento e eficiência na infraestrutura rural.
Segundo o governador, a proposta também busca institucionalizar a distribuição dos recursos estaduais, garantindo maior autonomia às prefeituras e evitando que os gestores municipais precisem recorrer constantemente ao Governo para solicitar apoio financeiro.
“Os recursos precisam estar nos municípios, onde as pessoas vivem e onde os problemas acontecem. Precisamos dar condições para que os prefeitos tenham capacidade de resolver as demandas com mais agilidade e eficiência”, afirmou Pivetta.
O novo mecanismo de compensação foi criado após o fim do antigo FETAB Diesel e garante recursos para manutenção de estradas vicinais, recuperação de pontes, drenagem e execução de obras essenciais para o escoamento da produção agrícola.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Hemerson Lourenço Máximo, destacou que a iniciativa representa uma conquista importante para os municípios mato-grossenses, fortalecendo a autonomia financeira das prefeituras e garantindo melhores condições de infraestrutura para a população rural.
O prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, também participou da reunião e ressaltou a importância da parceria entre Estado e municípios para garantir investimentos permanentes na infraestrutura rural.
“Esse apoio do Governo do Estado é fundamental para que os municípios consigam manter as estradas em boas condições, principalmente em regiões que dependem diretamente da malha rural para o transporte da produção e o deslocamento das famílias. É uma iniciativa que fortalece os municípios e beneficia diretamente a população”, destacou Chico Gamba.
Durante o encontro, também foi ressaltada a importância da experiência dos gestores municipais e do fortalecimento da base local como caminho para melhorar a qualidade de vida da população, especialmente em regiões mais distantes e de difícil acesso.
A reunião reforçou o compromisso conjunto entre Governo do Estado e municípios para promover desenvolvimento, integração regional e mais qualidade de vida para os mato-grossenses.

Alta Floresta
nuvens dispersas
32 ° C
32 °
32 °
43 %
2.3kmh
32 %
qui
35 °
sex
34 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
33 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

MALUS NOCTUA: Polícia Civil deflagra operação contra membros de facção em Sorriso

Assessoria | Polícia Civil - MT A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (17.6), a Operação Malus Noctua, com o...

DESTRUIÇÃO TOTAL: Carregador na tomada pode ter provocado incêndio e destruição de casa em Alta Floresta

‘Por Arão Leite Alta Floresta – Um incêndio de grandes proporções no município de Alta Floresta destruiu uma residência...

SELEÇÃO BRASILEIRA: Neymar volta a treinar no campo e Ancelotti esboça time titular

Gustavo Sampaio Jornal da Cidade O Brasil realizou na última quarta-feira o penúltimo treino antes da partida contra o Haiti,...

A resistência

  O senador Jayme Campos, que tenta desde o ano passado, emplacar seu nome como pré-candidato ao governo do...