Por Arão Leite
Alta Floresta – O desaparecimento do trabalhador Domingos Renato da Costa dos Santos deverá ser apurado pela Polícia Civil do município de Paranaíta. O homem de 33 anos, natural da cidade de Itaituba, estado do Pará, estava trabalhando em uma região do chamado Garimpo do Papagaio (Gleba Mandacaru) há pouco tempo e no domingo, 9 de março, ele foi vítima de um acidente nas águas do Rio Apiacás.
Renato e outras pessoas estavam em uma embarcação navegando próximos de uma cachoeira conhecida como Salto do Apiacás, perto do encontro das águas com o Rio Teles Pires. Deverá ser apurado as circunstâncias do acidente com o barco que virou e todos os ocupantes foram parar na água. Os demais conseguiram se agarrar a galões e sair do rio. Já Domingos, mesmo se agarrando a um galão também, desapareceu levado pela correnteza segundo as testemunhas.
Corpo de Bombeiros em Alta Floresta foi acionado no início da noite de domingo. Mas encaminhou uma equipe na manhã de segunda-feira, 10, para o local que fica a mais de 120 KM. Mas os quatro militares designados logo que chegaram ao local iniciaram as buscas e com apoio de voluntários que trabalham também na mesma região como garimpeiros ou guias de pesca. No entanto, o homem não foi encontrado. “O galão qual ele tinha segurado foi encontrado. Vamos torcer que ele tenha saído da água, mas até agora não foi encontrado”, informou na manhã desta quarta-feira o tenente Denis Lucion, do Corpo de Bombeiros.
As buscas iniciaram na segunda-feira com militares mergulhando. Mas a correnteza forte e alto nível do rio, com águas profundas, poções perigosos, tem dificultado as buscas, segundo o oficial. “Mas os nossos militares seguem no local e agora as buscas devem seguir mais pela superfície”, destacou tenente Lucion não descartando que, se a vítima morreu afogada, o tempo que passou poderá provocar a subida do corpo para superfície.
Família da vítima
Domingos Renato da Costa dos Santos é da cidade de Itaituba, estado do Pará e assim como muitos outros trabalhadores migrou para a região de Alta Floresta em busca de melhorias para o sustento da família. Ele é casado e pai de uma criança. “Um irmão dele e uma irmã devem estar chegando em Alta Floresta para acompanhar as buscas”, disse um tio, que é de Alta Floresta. “Todos estamos em choque com o ocorrido”, contou ele com poucas esperanças sobre achar o trabalhador ainda vivo. “Mas mantemos a esperança até a última hora”, finalizou.
Compartilhe:

Alta Floresta
nuvens quebradas
30.5
°
C
30.5
°
30.5
°
86 %
1.5kmh
75 %
dom
32
°
seg
29
°
ter
29
°
qua
27
°
qui
27
°