sábado, 27 junho, 2026
18.8 C
Alta Floresta

AMAZÔNIA LEGAL: Regularização fundiária é pauta prioritária entre governadores

Compartilhe:

Jessica Bachega e Pablo Rodrigo
Gazeta Digital
Governador Mauro Mendes (União) afirmou que a regularização fundiária é meta prioritária a ser tratada pelos governadores da Amazônia Legal, que se reuniram no Palácio Paiaguás, nesta sexta-feira (16). Além de delimitação e identificação das áreas, a medida torna mais eficiente e fiscalização e punição a quem cometer dano ambiental.
“Este é um problema do passado que não fomos capazes de estabelecer estratégias para colocar fim a esse dramático tema do estado brasileiro”, disse em entrevista logo após reunião com os demais gestores.
Segundo Mendes, foi proposto, no encontro, a criação de frente parlamentar para que o tema seja tratado. Ação felicitaria o trabalho nos governadores e também daria celeridade ao processo na estância federal.
“Na Amazônia brasileira talvez esteja concentrado o maior problema de regularização fundiária. São estados mais recentes, com conflitos de documentação. Temos muito trabalho a fazer para regularizar essa situação”, explicou o gestor.
Na avaliação dele, a não identificação das terras e seus respectivos proprietários não é só um problema burocrático, mas de meio-ambiente. Pois sem conhecimento sobre quem é o dono da área, a responsabilização fica impossível.
“A própria regularização fundiária desencadeia outro problema que é a fiscalização, que não conseguimos fazer a devida responsabilização porque o título daquele local onde foi praticado o crime ambiental não está em nome de ninguém ou mesmo em nome do próprio estado. Temos que adiantar esta agenda toda e dar prioridade com ações mais efetivas, porque ela vai dar ganhos econômicos, sociais e ambientais para todos que vivemos aqui”, enfatizou.
Governadores Helder Barbalho (Pará), Wilson Lima (Amazonas), Gladson Cameli (Acre), Antônio Denarium (Roraima) e Clécio Luis (Amapá); pelo vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves; e pelos secretários de Estado de Meio Ambiente Pedro Chagas (Maranhão) e Marcello Lelis (Tocantins) e Mauro Mendes participam do encontro 25° Fórum dos Governadores da Amazônia Legal.

Alta Floresta
céu limpo
18.8 ° C
18.8 °
18.8 °
62 %
2.1kmh
3 %
sáb
35 °
dom
36 °
seg
35 °
ter
37 °
qua
34 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

Repercussão Nacional – II

  Ao ser questionado sobre as informações de que a cúpula nacional do Republicanos teria condicionado o apoio à...

IMERSÃO NA FLORESTA: Sema monitora mais de 400 planos de manejo em execução no estado de Mato Grosso

Clênia Goreth | Sema MT A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) monitora, atualmente, 402 planos de manejos...

150 VAGAS PARA 29 MUNICÍPIOS: Corpo de Bombeiros convoca candidatos para Teste de Aptidão Física de seletivo para brigadistas temporários

SD Karine Miranda | CBMMT O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) divulgou, na noite de quinta-feira...