domingo, 28 junho, 2026
22.1 C
Alta Floresta

Fiscalização do Conselho de Arquitetura atuará em Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta e mais 6 cidades na próxima semana

Compartilhe:

Assessoria
De 15 a 19 de maio, os agentes de fiscalização do CAU/MT estarão realizando ações in loco nos municípios de Alta Floresta, Campos de Júlio, Carlinda, Comodoro, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Paranaíta e Rondonópolis. O objetivo é fiscalizar obras e outros serviços relacionados a arquitetura e urbanismo, garantindo que as atividades executadas sejam exercidas por um profissional com a devida formação técnica.
A realização de obras, reformas e outros serviços ligados à construção civil, quando realizadas por leigos, podem acarretar em prejuízos e riscos para toda a sociedade. O trabalho realizado pelos fiscais do Conselho busca assegurar qualidade e segurança nos serviços que são disponibilizados aos cidadãos, atuando também em defesa dos profissionais arquitetos e urbanistas que agem dentro da legalidade e pautam suas ações em condutas éticas e regulares.
Em 2023 o CAU/MT já realizou ações de fiscalização nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Colíder, Cuiabá, Dom Aquino, Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Poconé, Poxoréo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Qualquer pessoa com conhecimento de alguma irregularidade relacionada ao campo da arquitetura e urbanismo, pode registrar uma denúncia junto ao Conselho para averiguação. Para realizar uma denúncia, acesse o site www.caumt.gov.br e no menu “Serviços Online”, clique em “Denúncia”. O serviço é gratuito e a denúncia pode ser realizada de forma anônima. As denúncias recebidas serão adicionadas as rotas de fiscalização.
Fabio Bonadeu – ASCOM
Foi realizado na tarde de quinta-feira, dia 11 de maio, a Cerimônia de lançamento do Programa Minha Casa Legal, que em sua primeira fase deve atender 350 famílias de Alta Floresta. A cerimônia contou com presença de autoridades municipais, moradores, vereadores, secretários, que o prefeito Chico Gamba e a primeira-dama, Vilma Gamba.
Dentro desta proposta de política pública foram definidas diretrizes que abrangem medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, que são destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia.
De acordo com o vereador Darci Paulo Trevisan – o Pitoco -, quando você tem pessoas comprometidas com a população os resultados aparecem. “Quando você tem pessoas comprometidas. Quando você tem pessoas honestas, que tiraram um tempo da sua vida para entrar na política e fazer acontecer, as coisas acontecem. Parabéns para o prefeito Chico Gamba e secretários pelo trabalho”, agradece.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, classifica como importante esse trabalho, realizado através do Minha Casa Legal. “É importante porque traz segurança jurídica e ambiental. Essas ocupações se deram em locais que tem área verde e nascentes. Que tem curso d’água. Fazer essa regularização traz equilíbrio. E essa integração entre meio ambiente e gestão precisa caminhar junto”, disse.
Este trabalho será realizado através da contratação da Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (FUNCERN), que é uma entidade sem fins lucrativos. Para contratação desta empresa foram considerados vários critérios, dentre eles, sua expertise na regularização fundiária, onde, por exemplo, já foram entregues mais de 2 mil lotes, no município de Sinop.
A Juíza de Direito e Diretora do Fórum de Alta Floresta, Milena Ramos de Lima de Souza Paro, destaca que esse trabalho da Administração Municipal, proporciona as famílias atendidas direitos constitucionais. “Vem concretizar vários direitos fundamentais previstos na constituição. Direito a moradia. Direito a dignidade, evitando conflitos no futuro”, pontua.
Para o secretário de Governo, Gestão e Planejamento, Robson Quintino, representa uma conquista, mas também de responsabilidade. “O sentimento é de responsabilidade. Em alguns momentos no passado teve essa tentativa, mas de uma forma efetiva, como ação de política pública, que realmente crie uma estrutura e um fluxo de trabalho, que faça a entrega para a comunidade, essa é uma marca da gestão Chico Gamba”, destaca.
Isso dá segurança jurídica para as pessoas, qualidade de vida. As pessoas não correm o risco de receber uma notificação para desocupar a área. Essas ocupações foram em decorrência da falta de políticas públicas. Estamos iniciando esse trabalho. Trabalhando para trazer benefícios e conforto para a população.
Estiveram presentes os vereadores, Oslen Dias dos Santos – Tuti -, Bernardo Patrício dos Santos, Claudinei de Souza Jesus, Ilmarli Teixeira e Francisco Ailton dos Santos, membros da Comissão de Assuntos Fundiários, os secretários municipais: Paulo Moreira [Fazenda], Elisa Gomes Machado [Cultura e Juventude], José Aparecido de Souza [Saúde], Pedro Salustiano [Esporte e Lazer], Marcelo Fernando Pereira Souza [Agricultura e Pecuária], Roberto Patel [Infraestrutura e Serviços Urbanos], Elói Almeida [Inovação e Desenvolvimento Econômico], Bárbara Cardoso [Superintendente de Educação], diretores e servidores municipais, além da representante da Funcern, Daili Kesli.

Alta Floresta
nuvens dispersas
22.1 ° C
22.1 °
22.1 °
52 %
1.3kmh
42 %
dom
33 °
seg
35 °
ter
37 °
qua
37 °
qui
28 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

Repercussão Nacional – II

  Ao ser questionado sobre as informações de que a cúpula nacional do Republicanos teria condicionado o apoio à...

IMERSÃO NA FLORESTA: Sema monitora mais de 400 planos de manejo em execução no estado de Mato Grosso

Clênia Goreth | Sema MT A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) monitora, atualmente, 402 planos de manejos...

150 VAGAS PARA 29 MUNICÍPIOS: Corpo de Bombeiros convoca candidatos para Teste de Aptidão Física de seletivo para brigadistas temporários

SD Karine Miranda | CBMMT O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) divulgou, na noite de quinta-feira...