Por Arão Leite
Alta Floresta – Motores grandes, canalização de quase três mil metros, ligando três novas represas ao principal ponto de captação de água. A operação é para tentar minimizar a falta de água no município de Alta Floresta.
O município rodeado de represas, pequenos riachos e grandes rios, sofre com a falta de água há vários dias. Moradores no final de semana entraram em desespero. Muitas casas a água não chegava há mais de uma semana. Os manifestos da população, cobrança junto à câmara, críticas à prefeitura também, pedido de socorro ao Ministério Público e ‘bombardeiro’ para cima da concessionária que é responsável pelo abastecimento, apresentaram alguns resultados.
Compra de canos com mais de 200 polegadas, locação de motores e uma força tarefa juntando servidores e estrutura funcional do município e da empresa Águas de Alta Floresta com um único e mesmo objetivo: levar água até as torneiras dos usuários. “Infelizmente é um problema anunciado. Avisamos isso há vários anos para esse pessoal. Mas todos os anos a mesma coisa. Quando chega a seca, pedem socorro e depois se acomodam. Enquanto isso, cobram, água cara dos consumidores”, cobrou na semana passada o produtor rural Carlinhos Redondo, dono da propriedade que agora abastece as duas bacias que captavam água para o município.
Prefeito Chico Gamba, muito cobrado pela situação caótica, assegurou que sua cobrança também para cima da empresa vem de longa data e que está acompanhando ainda mais de perto visando não permitir que o problema se agrave ainda mais e que se o contrato não for seguido, o município pode tomar medias severas em relação à concessionária.
Christopher Alves, diretor operacional da Águas Alta Floresta, declarou no final de semana que a estiagem enfrentada pelo município é uma das maiores dos últimos 40 anos. Ele falou novos investimentos e que espera com a canalização, que o problema seja amenizado essa semana e que para o ano que vem muitos estudos já são feitos visando evitar o racionamento em 2025.
Socorro sábado e domingo
No final de semana, caminhões pipas foram até centenas de residências socorrer moradores que não tinham água nem para os serviços essenciais como tomar banho, lavar louça e outras necessidades domésticas. Com a canalização ligando mais três represas até a Bacia Mariana é esperada melhora essa semana, “mas ainda com racionamento”.
Compartilhe:



Alta Floresta
nuvens dispersas
26.9
°
C
26.9
°
26.9
°
83 %
2.1kmh
40 %
seg
29
°
ter
30
°
qua
30
°
qui
30
°
sex
29
°