33.9 C
Alta Floresta
sexta-feira, 12 julho, 2024

Câmara de Alta Floresta concede Comenda Colonizador Ariosto da Riva

Compartilhe:

Lindomar Leal
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal
Em ato memorável, a Câmara de Vereadores de Alta Floresta realizou na noite de sexta-feira (05), no Teatro Agostinho Bizinoto, no Centro Cultural e de Eventos Helena a Sessão Solene para entrega da Comenda Colonizador Ariosto da Riva. A honraria foi instituída pela Resolução nº 219, de 17 de outubro de 2023, e regulamentada pelo Decreto Legislativo nº 525/2024.
Foram homenageadas as seguintes personalidades;
Osvaldo Saragosa Rossi, por indicação do vereador Adelson da Silva Rezende;
Octacílio Julião da Silva, por indicação do vereador Bernardo Patrício dos Santos;
Ércio Luedke, por indicação do vereador Claudinei de Souza Jesus;
Milton dos Santos Souza, por indicação do vereador Derci Paulo Trevisan;
Amarildo Barbosa Marques, por indicação do vereador Douglas Pereira Teixeira de Carvalho;
Ivani Miriam Barros da Silva Daparé, por indicação do vereador Francisco Ailton dos Santos;
Nilson James de Freitas, por indicação do vereador José Vaz Neto;
João Lopes de Araujo, por indicação da vereadora Leonice Klaus dos Santos;
Eliete Tereza Franchini Fouto, por indicação do vereador Manoel Feliciano Pereira Neto;
Jayme Veríssimo de Campos, por indicação do vereador Marcos Roberto Menin;
Wilson Sierra, por indicação do vereador Oslen Dias dos Santos; e
Terezinha Matias Alves, por indicação do vereador Reginaldo Luiz da Silva (Naldo).
A Comenda Colonizador Ariosto da Riva é destinada a homenagear, como reconhecimento do Poder Legislativo Municipal, os pioneiros de Alta Floresta, personalidades, autoridades, pessoas físicas e jurídicas merecedoras da distinção, pela destacada atuação em sua respectiva área de atividade, tendo contribuído, direta ou indiretamente, para o fortalecimento e desenvolvimento do município de Alta Floresta.
De acordo com a Resolução 219/2023, a honraria será concedida, igualmente, a brasileiros e ou estrangeiros, que tenham atuado de forma destacada para a consolidação e o desenvolvimento das relações do município de Alta Floresta. A Comenda também poderá ser conferida às organizações, pela prática das atividades que as credenciam.
Cada vereador terá direito a duas indicações por legislatura. As indicações serão submetidas ao Plenário da Câmara, mediante Projeto de Decreto Legislativo, que deverá ser acompanhado de justificativa e histórico que evidencie o mérito daquele que se pretende homenagear, subscrito por, no mínimo, um terço dos membros da Câmara Municipal e aprovado pelo Plenário por maioria qualificada de dois terços.
Conforme a Resolução 219/2023, a Comenda poderá ser póstuma, a qual será entregue ao cônjuge, familiar ou pessoas devidamente designadas pela família.
A Comenda
A Comenda Colonizador Ariosto da Riva consiste em uma medalha com formato circular, confeccionada em metal dourado. exibe em alto relevo o perfil de Ariosto da Riva, também conhecido como O Pioneiro, no centro do escudo. Na borda da medalha estão gravados os seguintes dizeres: Comenda Colonizador Ariosto da Riva na parte superior e O pioneiro na parte inferior. A ornamentação ao redor da borda tem um efeito artístico que evoca a iluminação que cerca a memória do herói homenageado.
A mealha é suspensa por uma fita de tecido verde simbolizando a floresta amazônica. Sobreposta à fita, há duas ondas azuis, que fazem alusão ao rio teles pires. Entre esses elementos, estão representadas castanheiras, simbolizando a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, tudo em referência ao pioneirismo do empreendedor Ariosto da Riva e à fundação do município de Alta Floresta. Além disso, a fita traz a inscrição Câmara Municipal de Alta Floresta/MT.
O elemento que conectará a medalha à fita de tecido tem formato retangular, e foi confeccionado em metal dourado, apresenta a imagem de uma castanheira juntamente com a inscrição Alta Floresta/MT na parte inferior.

Artigo anterior
Próximo artigo
Alta Floresta
céu limpo
33.9 ° C
33.9 °
33.9 °
36 %
4.6kmh
0 %
sex
37 °
sáb
37 °
dom
37 °
seg
37 °
ter
38 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

DESAPARECEU EM MAIO: Homem encontrado morto em carro perdeu R$ 200 mil no ‘Tigrinho’ Yuri Ramires e Vithória Sampaio

Gazeta Digital Marcos Roberto Machado, 52, encontrado morto em estado de decomposição em um Fiat Mobi na tarde de...

COMBATE AO CRIME: Polícia Militar apreende 3,9 mil quilos de drogas no primeiro semestre de 2024

Hallef Oliveira PMMT A Polícia Militar de Mato Grosso apreendeu 3,9 toneladas de entorpecentes em todo o Estado e conduziu...

Vai entrar em recesso

E a partir da semana que vem o Poder Legislativo de Alta Floresta estará em recesso parlamentar. Não...

Desclassificada empresa – II

O legislador ao falar da possível desclassificação, apontou falhas e principalmente a morosidade da obra que é executada...
Feito com muito 💜 por go7.com.br