sexta-feira, 26 junho, 2026
34.4 C
Alta Floresta

FINAL DA GREVE DA EDUCAÇÃO: Aulas voltam ao normal a partir de segunda

Compartilhe:

Redação Notícia Exata
Os profissionais da educação de Alta Floresta realizaram quinta-feira (08), assembleia geral para tratar sobre a proposta apresentada pelo governo do estado, visando encerrar a greve deflagrada no dia 27 de maio. A greve durou 74 dias.
De acordo com Ilmarli Teixeira, presidente da Subsede e do Polo Regional do Sintep ema proposta apresentada pelo Governo foi parcialmente acatada e diante disso, os profissionais decidiram suspender a greve e retornar as salas de aula na próxima segunda-feira (12).
Entre os itens da pauta atendidos pelo governo está a prorrogação da validade do concurso público, que tinha como validade 30 de junho de 2019 e foi prorrogado até 2020.
A expectativa é que no 2° semestre 681 trabalhadores aprovados no concurso sejam chamados para tomar posse.
Outro ponto é o governo do estado estabelecer um planejamento com cronograma para execução de melhorias na infraestrutura de 400 escolas denunciadas pelo Sintep em condições inviáveis de funcionamento.
Ilmarli também destacou que houve a conquista do pagamento de 1″3 de férias para os professores interinos, ou seja, os contratados temporariamente. Além disso, houve a liberação das licenças prêmios e para qualificação profissional, que estavam suspensas pelo Governo do Estado.
Em Alta Floresta, por meio da greve, também foi garantida a retomada da construção de 12 salas de aula para o CEJA, que atende jovens e adultos.
Quanto a valorização salarial, Ilmarli disse que no momento o objetivo não foi alcançado, que era de 7,69%, mas que houve o compromisso para a próxima data base das categorias, que é maio de 2020, ocorra a implementação dos valores.
“Na nossa assembleia, entendemos que não era mais possível continuar, em função dos limites emocionais, psicológicos e financeiros, porque muitos já estavam passando necessidade. O ato do governo do estado foi arbitrário, mas nós conseguimos mesmo através da força e do enfrentamento, trazer de volta a melhoria das condições para a educação”, pontuou Ilmarli.
Ilmarli também agradeceu o apoio recebido e de doações realizadas a profissionais que enfrentavam dificuldades para se alimentar.
“A luta foi importante, mas as vezes é preciso termos a inteligência de sabermos o momento de recuar, em nome do Sintep de Alta Floresta quero agradecer a todos que contribuíram, inclusive com doação de alimentos. Quero agradecer a todos os pais que estiveram ao lado dos trabalhadores, as críticas são salutares, mas muitas vieram acompanhadas de hostilidade, mas é preciso sabermos que dentro de um movimento grevista muita coisa está em jogo”, pontuou.

Alta Floresta
nuvens quebradas
34.4 ° C
34.4 °
34.4 °
23 %
3.3kmh
72 %
sex
34 °
sáb
36 °
dom
37 °
seg
35 °
ter
36 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

HORA DA VERDADE: Terceira rodada vai definir classificados no Mundial

Gustavo Sampaio Jornal da Cidade A maior Copa do Mundo de todos os tempos entrou na última rodada da fase...

DE 8 PARA 4 ANOS: Governo de MT anuncia obra na metade do tempo

Raquel Ferreira Nova Rota do Oeste Durante visita técnica à Nova Rota do Oeste, o governador Otaviano Pivetta destacou a...

CERCANDO O TRÁFICO: Delegado manda recado à facção após apreensão de carga de droga

Por Arão Leite Alta Floresta – As forças de segurança na cidade de Colíder estão pela segunda semana consecutiva...

CASO MASTER: Pivetta minimiza investigação e diz confiar em Mendes; ‘não tem culpa no cartório’

Fred Moraes e Pablo Rodrigo Gazeta Digital O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) minimizou a informação de que o Superior Tribunal...