Por Arão Leite
Alta Floresta/MT – Encerrou domingo, dia 22 de dezembro a 9ª edição do Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires. O evento reuniu pescadores, ribeirinhos, garimpeiros, empresários, famílias inteiras com suas embarcações, recolhendo muitas cargas de lixo. Freezers, geladeiras, fogões, churrasqueiras, pneus, latas, garrafas, cadeiras, sofás, sacolas, lonas e uma infinidade de material velho que iria parar no fundo do rio logo que cheia chegasse.
No total foram cerca de 40 toneladas de lixo recolhido ao longo de mais de 200 quilômetros nas cidades de Alta Floresta, Paranaíta e Carlinda. “De certa forma aumentou muito o lixo, mas estendemos o trecho de catação de lixo. Mas o resultado é positivo porque grande parte dos locais onde o mutirão já passou outros anos, a quantidade de material jogado por banhistas, pescadores, visitante do teles pires, era menor. No entanto, é mais uma oportunidade para pedirmos a consciência de todos no sentido de manter esse rio, que é nosso, preservado”, declarou a comissão organizadora.
O Dia D do Mutirão contou com grande equipe não apenas recolhendo o lixo dos pontos estratégicos, mas também na cozinha da Flutuante Bisteka no Porto de Areia onde ao final da ação voluntária, houve um almoço de confraternização e agradecimento a todos que colaboraram com o evento que neste ano contou com o apoio do Poder Executivo. A prefeitura através do secretário de obras, Eloi Almeida, destinou sete caminhões e uma pá-carregadeira para recolhimento final do material e levar até o aterro sanitário. “Essa é uma ação que todos nós precisamos nos envolver e preservar esse majestoso Rio, o nosso Teles Pires. Mas temos que lembrar que esse lixo aqui recolhido foi trazido por alguém que não levou. É necessário que todos sejam mais conscientes e assim poderemos desfrutar dessa maravilha que é nossa, dos nossos filhos e netos”, finalizou.
Compartilhe:

Alta Floresta
nuvens dispersas
32
°
C
32
°
32
°
43 %
2.3kmh
32 %
qui
35
°
sex
34
°
sáb
34
°
dom
33
°
seg
33
°



