Desde a última terça-feira são realizados em torno de 160 exames diários
Por Arão Leite
Alta Floresta/MT – Depois de longo período fazendo triagem, o Hospital de Câncer de Barretos/SP, montou, há uma semana, base no município de Alta Floresta onde atenderá durante todo o mês de abril, maio e também em julho. Com apoio da Comitiva do Bem e instalada na sede social do Rotary Club, a Carreta do Hospital de Amor já atendeu até esta sexta-feira em torno de 900 pessoas de Alta Floresta e outros vários municípios.
De acordo com a enfermeira Elaine Xavier, que coordena o evento em Alta Floresta, a equipe que veio junto com a carreta está preparada para fazer todos os dias 160 exames com especialidades como PSA (próstata), Papanicolau (colo do útero) e mamografia. Todos os atendimentos são agendados e cada dia é destinado a um grupo e também município.
Nesta sexta-feira 60 mulheres da cidade de Cotriguaçu eram atendidas pela Carreta do Hospital de Amor em Alta Floresta. “Fizemos uma viagem cansativa, saindo de Cotriguaçu às 15 horas de quinta-feira, ficando a noite toda na estrada, mas para chegarmos aqui e receber esse atendimento que é muito bom e importante”, analisou a técnica de enfermagem Lucélia Barbosa Fonseca, que coordenou o grupo.
Mas outras cidades como Paranorte, Nova Santa Helena, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Carlinda e demais municípios circunvizinhos, enviaram ônibus com pacientes para serem atendidos gratuitamente pelo Hospital de Câncer de Barretos, em Alta Floresta. “Atenderemos aqui neste mês de abril com os exames e em maio vem uma médica para atender os pacientes com alterações e no mês de julho mais um médicos para os PSA alterados”, informou Elaine.
A base em Alta Floresta segundo Elaine, é por se tratar de um município que sempre foi parceiro do Hospital de Câncer de Barretos, realizando grandes leilões em prol da instituição que atende pacientes do Brasil inteiro.
Maior demanda
E o município onde acontecem os atendimentos é o local da maior demanda. De acordo com a enfermeira Fernanda Silva, que acompanha os atendimentos do Hospital de Câncer na região há vários anos, Alta Floresta tem um grande número de pessoas inclusive na fila de espera. Nessa etapa de atendimento no entanto, muitos encaixes tem sido proporcionados, garantindo dessa forma, que homens e mulheres que fizeram o cadastro e passaram pela triagem, sejam avaliados pelos especialistas.
Foto: Reprodução