quinta-feira, 25 junho, 2026
34.2 C
Alta Floresta

Vereadores cobram medidas contra desabastecimento de água

Compartilhe:

LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal
Na sessão ordinária realizada na segunda-feira, 14 de abril, a Câmara Municipal de Alta Floresta aprovou, por unanimidade, um requerimento conjunto apresentado pelos vereadores Douglas Pereira Teixeira de Carvalho e Elisa Gomes Machado, ambos do União Brasil, solicitando esclarecimentos e providências da empresa Águas de Alta Floresta — concessionária responsável pelos serviços públicos de água e esgoto do município.
O documento aprovado requer que a empresa, no prazo de até 15 dias, apresente um relatório detalhado sobre as ações adotadas para garantir o abastecimento regular de água durante o período de estiagem de 2025. O objetivo, segundo os parlamentares, é evitar que a população volte a enfrentar os graves transtornos registrados no ano passado, quando moradores de diversos bairros chegaram a ficar até 15 dias sem fornecimento de água potável.
Dentre os pontos exigidos, estão: descrição das obras executadas; níveis dos reservatórios Taxidermista I e II; nível atual de armazenamento de água em todo o município e por quanto tempo esse volume garantiria o abastecimento em caso de estiagem; medidas emergenciais adotadas para mitigar a escassez; e análise da qualidade da água, especialmente em períodos de baixa nos reservatórios. Os vereadores também solicitaram acesso aos estudos técnicos da concessionária, com foco nas ações de médio e longo prazo, conforme acordos firmados em outubro de 2024 com a Prefeitura de Alta Floresta, o Ministério Público, a agência reguladora AGER Sinop e a Sema local.
Durante a discussão do requerimento, o vereador Douglas Teixeira foi enfático ao recordar os episódios do último período de seca.
“Solicitamos que, no prazo de 15 dias, sejam enviadas informações sobre as medidas adotadas para assegurar que, durante o período de estiagem de 2025, a população não enfrente novamente o desabastecimento de água potável, devendo constar obras executadas. Nós sofremos ano passado com isso. Tivemos várias audiências públicas onde todos os vereadores aqui, por unanimidade, cobraram essa empresa.”
Teixeira também criticou a atuação da concessionária e cobrou mais investimentos. “Essas empresas, como a Via Brasil e a Águas de Alta Floresta, só vêm recebendo muito dinheiro e acabam não investindo no nosso município. Nós, enquanto vereadores, estamos fazendo esse requerimento para garantir o direito de todos os cidadãos altaflorestenses, para que não passem mais por esses problemas.”
Já a vereadora Elisa Gomes Machado lamentou a persistência dos mesmos problemas enfrentados por gestões anteriores e reforçou a necessidade de atuação firme por parte da Câmara.
“Nas minhas outras legislaturas, sempre fui muito presente em todas as discussões relacionadas à Águas de Alta Floresta, onde deixamos muita coisa ainda para ser resolvida. E quando a gente volta, depois de tantos anos, ainda estamos com problemas na Águas de Alta Floresta.”
Ela também alertou para a necessidade de acompanhamento próximo das ações e prometeu buscar o Ministério Público. “Fizemos essa solicitação, vamos aguardar a resposta e também procurar o Ministério Público para saber em que pé está a situação. Vamos estar muito atentos aqui, o tempo todo, em relação à Águas de Alta Floresta.”

Alta Floresta
nuvens quebradas
34.2 ° C
34.2 °
34.2 °
27 %
2.5kmh
72 %
qui
34 °
sex
35 °
sáb
35 °
dom
36 °
seg
36 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

HORA DA VERDADE: Terceira rodada vai definir classificados no Mundial

Gustavo Sampaio Jornal da Cidade A maior Copa do Mundo de todos os tempos entrou na última rodada da fase...

DE 8 PARA 4 ANOS: Governo de MT anuncia obra na metade do tempo

Raquel Ferreira Nova Rota do Oeste Durante visita técnica à Nova Rota do Oeste, o governador Otaviano Pivetta destacou a...

CERCANDO O TRÁFICO: Delegado manda recado à facção após apreensão de carga de droga

Por Arão Leite Alta Floresta – As forças de segurança na cidade de Colíder estão pela segunda semana consecutiva...

CASO MASTER: Pivetta minimiza investigação e diz confiar em Mendes; ‘não tem culpa no cartório’

Fred Moraes e Pablo Rodrigo Gazeta Digital O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) minimizou a informação de que o Superior Tribunal...