Notícia Exata
A aluna da Escola Estadual Rui Barbosa, Letícia Pimenta Mageski, e sua orientadora, a professora Joana Maria Santana, estiveram reunidas na manhã de sexta-feira (02) de agosto com o prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba. Elas receberam os cumprimentos do prefeito e irão viajar para Brasília (DF), onde vivenciarão o dia-a-dia do Senado Federal. O Programa Jovem Senador é uma ação institucional do Senado, criada por meio da Resolução nº 42/2010.
Essa iniciativa proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas a oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar, por meio da simulação do trabalho legislativo dos senadores e senadoras.
A seleção dos participantes ocorre por meio de um concurso de redação realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação, mobilizando escolas, professores e alunos. Os autores das melhores redações de cada estado e do Distrito Federal se tornam os jovens senadores e senadoras do ano.
Em 2024, foram inscritas mais de 6 mil redações somente no Estado de Mato Grosso. A redação da estudante foi a vencedora a nível estadual. Em Brasília, os jovens senadores e senadoras participam da Semana de Vivência Legislativa e são orientados a atuar como representantes de seus estados durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas.
Cada estado terá um representante, havendo inclusive a eleição da Mesa Diretora. Ao final da semana, vários projetos de lei são apresentados e votados em sessão plenária. Assim, por meio de suas ideias legislativas, os jovens senadores e senadoras têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do nosso país, caso as propostas sejam aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
Jovem Senadora de Alta Floresta e sua orientadora irão representar Mato Grosso no Senado Federal
Compartilhe:
Alta Floresta
fumo
32.9
°
C
32.9
°
32.9
°
31 %
2.1kmh
8 %
seg
40
°
ter
43
°
qua
42
°
qui
44
°
sex
45
°