sábado, 31 janeiro, 2026
23.8 C
Alta Floresta

BENEFÍCIO ATRASADO:16 mil pescadores de MT à espera do seguro-defeso

Compartilhe:

Fred Moraes
Gazeta Digital
Cerca de 16 mil pescadores profissionais artesanais de Mato Grosso enfrentam um atraso de aproximadamente quatro meses no pagamento do Seguro-Defeso, benefício federal destinado a garantir renda durante o período da piracema. Diante do impasse, o governo federal informou que os primeiros pagamentos devem ser liberados a partir da segunda quinzena de fevereiro.
A situação foi discutida em reunião recente, na qual foram expostas as dificuldades enfrentadas pelas famílias que precisaram suspender a atividade pesqueira durante o período de reprodução dos peixes, tendo no benefício sua principal e única fonte de sustento.
Mato Grosso foi o primeiro estado do país a iniciar o período da piracema, em 1º de outubro de 2025, quase um mês antes do restante do Brasil e do Distrito Federal. O defeso no estado segue até 31 de janeiro de 2026, o que ampliou o impacto financeiro para os trabalhadores da pesca artesanal.
Na terça-feira (27), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reuniu-se com senadores, deputados, vereadores e representantes de colônias e sindicatos de pescadores para debater a situação do seguro-defeso e esclarecer dúvidas sobre as novas regras de gestão do benefício.
Segundo o ministro, os requerimentos protocolados junto ao MTE a partir de novembro já estão em fase de processamento. Pelo menos 50 mil pescadores artesanais já apresentaram o Relatório Anual de Exercício da Atividade Pesqueira (REAP), documento obrigatório para comprovar o exercício contínuo da atividade e a manutenção da licença. O órgão realiza, neste momento, o cruzamento de dados para fechamento do primeiro lote, com previsão de liberação dos pagamentos até o fim de fevereiro.
Desde 1º de novembro de 2025, a gestão do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA), foi transferida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Pagamentos referentes a períodos anteriores a 1º de novembro de 2025, quando o benefício ainda era administrado pelo INSS, seguem em discussão no âmbito do governo federal. Para os períodos de defeso iniciados entre 1º de abril de 2015 e 31 de outubro de 2025, a competência para recepção, processamento e habilitação dos beneficiários permanece sob responsabilidade do INSS.
Desde a mudança, pescadores e pescadoras artesanais devem solicitar o benefício por meio da Carteira de Trabalho Digital ou do portal gov.br, onde também é possível acompanhar o andamento da habilitação, consultar datas de pagamento e solicitar revisão de pedidos.

Alta Floresta
nuvens dispersas
23.8 ° C
23.8 °
23.8 °
92 %
0.9kmh
40 %
sáb
29 °
dom
28 °
seg
28 °
ter
25 °
qua
21 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

Um candidato

O MDB, juntamente como União Brasil não descartam lançar, em Alta Floresta, pelo menos um candidato ao cargo...

PC prende suspeito por praticar “sextorsão” contra homens em aplicativo de relacionamento

Assessoria PJC MT A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu nesta quarta-feira (28.1), próximo à Rodoviária de Cuiabá, um...

“PERICULOSIDADE” Polícia prende jovem por nazismo e plano de massacre em escola

MIDIA NEWS A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quinta-feira (29) a Operação Enigma, contra um jovem de...

Secretaria de Meio Ambiente notifica proprietários para limpeza de terrenos em Alta Floresta

Notícia Exata A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Alta Floresta notificou dezenas de proprietários de...