sábado, 31 janeiro, 2026
23.8 C
Alta Floresta

“PERICULOSIDADE” Polícia prende jovem por nazismo e plano de massacre em escola

Compartilhe:

MIDIA NEWS
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quinta-feira (29) a Operação Enigma, contra um jovem de 20 anos, que não teve o nome revelado, acusado de utilizar redes sociais para difundir ideologias neonazistas, incitar atentados violentos contra escolas e planejar atentados contra populações vulneráveis.
As ordens judiciais, de prisão preventiva, busca e apreensão domiciliar e afastamento de sigilo telemático, foram expedidas pela Justiça com base em investigações realizadas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), que identificaram o morador do município de Gaúcha do Norte.
O cumprimento das ordens judiciais contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Paranatinga.
As investigações tiveram início a partir de um alerta da Homeland Security Investigations (HSI), agência ligada à Embaixada dos Estados Unidos, que encaminhou as informações para a unidade especializada em Mato Grosso.
Com o avanço dos trabalhos, foi apontado que o investigado utilizava redes sociais para difundir ideologias neonazistas, incitar atentados violentos contra escolas e planejar atentados contra populações vulneráveis.
Em suas publicações, o suspeito incitava e manifestava vontade de praticar atos de extrema violência em locais públicos, visando especificamente judeus e a população negra.
A equipe de investigação da DRCI conseguiu superar as camadas de anonimização utilizadas pelo suspeito, estabelecendo o nexo causal entre as ameaças e obtendo a sua identidade civil.
Além da incitação a massacres escolares, a investigação revelou que ele utilizava o ambiente digital para a prática de racismo.
O delegado responsável pelas investigações, Guilherme da Rocha, destaca que a intervenção estatal imediata foi indispensável para evitar a concretização de atos violentos.
“O investigado demonstrava estar em estágio avançado de radicalização, com intenções de vandalizar mesquitas e praticar atos de violência contra a população negra”, disse o delegado.
Segundo o delegado titular da DRCI, Sued Dias da Silva Júnior, com a deflagração desta fase ostensiva, a Polícia Civil de Mato Grosso reafirma sua posição de vanguarda no combate ao crime cibernético.
“A atuação da DRCI não apenas retira de circulação um indivíduo de altíssima periculosidade social, mas assegura a paz social, a incolumidade pública e a dignidade da população mato-grossense”, ressalta o titular.
Enigma
O nome da operação foi dado em alusão à quebra da criptografia da máquina nazista Enigma pelas forças aliadas. Da mesma forma, a DRCI superou as tentativas de anonimização do investigado, com clara motivação neonazista, obtendo êxito em identificá-lo e dar cumprimento aos mandados judiciais em seu desfavor.

Alta Floresta
nuvens dispersas
23.8 ° C
23.8 °
23.8 °
92 %
0.9kmh
40 %
sáb
29 °
dom
28 °
seg
28 °
ter
25 °
qua
21 °

Últimas notícias

Artigos relacionados

Um candidato

O MDB, juntamente como União Brasil não descartam lançar, em Alta Floresta, pelo menos um candidato ao cargo...

BENEFÍCIO ATRASADO:16 mil pescadores de MT à espera do seguro-defeso

Fred Moraes Gazeta Digital Cerca de 16 mil pescadores profissionais artesanais de Mato Grosso enfrentam um atraso de aproximadamente quatro...

PC prende suspeito por praticar “sextorsão” contra homens em aplicativo de relacionamento

Assessoria PJC MT A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu nesta quarta-feira (28.1), próximo à Rodoviária de Cuiabá, um...

Secretaria de Meio Ambiente notifica proprietários para limpeza de terrenos em Alta Floresta

Notícia Exata A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Alta Floresta notificou dezenas de proprietários de...